A Paraíba o tempo todo  |

Análise: Ana Cláudia manda recado – a candidata sou eu!

O primeiro debate eleitoral entre os candidatos à prefeitura de Campina Grande realizado pela TV Master mostrou uma Ana Cláudia que muitos ainda não conheciam. Combativa, propositiva, incisiva e preparada.

Apesar de não poder combater com seus dois principais adversários, Bruno Cunha Lima (PSD) e Inácio Falcão (PCdoB), que faltaram ao cara a cara por motivos de saúde, Ana se sobressaiu de uma forma surpreendente ao travar embates com os candidatos Artur Bolinha do PSL, Olímpio Rocha (PSOL) e Edmar Oliveira (Patriota).

Não por menos!

Tem um grande professor em casa, o senador Veneziano, que não apenas domina o bom português, como a boa oratória.

Única mulher na disputa, e postulando pela segunda vez um cargo eletivo, Ana não se intimidou. Fez o dever de casa. Rebateu todas as cutucadas referentes às gestões do seu esposo, sobretudo relacionadas ao ‘familismo’ político. Aliás, parece que essa é a principal queixa de seus adversários – o fato de ela ser casada com um senador da República.

A ex-secretária, no entanto, mandou um recado claro – a candidata sou eu. Debatam comigo! Essa mensagem colocou os pontos nos ‘is’ e mostrou que a Ana na disputa não é apenas a esposa de Veneziano, mas sim uma opção que sabe da capacidade que tem.

Ana mostrou que não é porque vem de uma família de políticos que deve ser responsabilizada por todos os atos de seus antecessores. Sabe que em cada trajetória há erros e acertos e que cada pessoa é diferente da outra.

O processo eleitoral apenas começou, os guias eleitorais deverão dar o tom da campanha e medir o potencial que cada ator nessa campanha é capaz de alcançar. Por enquanto, nessa primeira nuvem, o céu abriu para a Ana. Cabe agora a ela não deixar que o tempo, hoje favorável, feche de repente.

JUSTIFICATIVAS

O candidato Inácio Falcão (PCdB), enviou um atestado médico justificando a sua ausência. Já o candidato Bruno Cunha Lima (PSD), só justificou a sua ausência com o debate em andamento, por meio de sua assessoria. A ausência de Bruno, inclusive, foi alvo de crítica do mediador do debate, o jornalista Alex Filho.

ALTO NÍVEL

Apesar das cutucadas mútuas, o clima do debate permaneceu equilibrado. Não houve agressões íntimas ou revelação de segredos ou insinuações de traições conjugais como ocorreu no debate entre os prefeitáveis da Capital no radiofônico Arapuan Verdade. Ao final, os quatro prefeitáveis avaliaram como positivo o debate, e elogiaram a TV Master pela iniciativa.

PESQUISA

Coincidência ou não, os números divulgados pelo Ibope sobre a corrida eleitoral em João Pessoa também se assemelham a quantidade de seguidores que cada postulante têm nas redes sociais. A única exceção é no tocante ao ex-senador Cícero Lucena (PP), que aparece em primeiro na pesquisa Ibope, e em quinto no levantamento feito pelo portal PB Agora que mostra quem são os candidatos com maior número de seguidores nas redes sociais. O primeiro mais seguido é Nilvan Ferreira (MDB), seguido de Ricardo Coutinho (PSB), Ruy Carneiro (PSDB) e Walber Virgolino, do Patriota.

ACIRRAMENTO

Diante dos resultados das primeiras pesquisas eleitorais o clima de acirramento vem esquentando pelo interior do estado. Na cidade de Cacimba de Dentro, por exemplo, o prefeito Nelinho, do Cidadania, pontua com quase 50% das intenções de votos na pesquisa espontânea, e 55% na aferição estimulada. Mas, apesar da ampla vantagem, a oposição se apegou a um equívoco de digitação na hora da divulgação por parte da imprensa e se agarrou a uma diferença de 0,4% para tentar descredenciar a pesquisa Datavox. No final das contas, com 0,4% a mais ou a menos, a preço de hoje, Nelinho é que é o favorito no páreo.

 

Márcia Dias

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe