A Paraíba o tempo todo  |

Ana Claúdia e Galego do Leite se reúnem com Prefeitos de Caturité, Cabaceiras e Boqueirão para ampliação de parcerias para o Projeto Paraíba Mais Sustentável

A Secretária Ana Claúdia Vital, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento e Articulação Municipal da Paraíba, ao lado do Secretário Executivo da pasta, Galego do Leite, estiveram reunidos nessa terça-feira (19), no município de Caturité, com o Prefeito Zé João (PP), o Prefeito de Boqueirão Marcos Freitas (PSD) e o Vice-Prefeito de Cabaceiras Ricardo Aires (CIDADANIA), em pauta o projeto Paraíba Mais Sustentável, iniciativa do Governo do Estado, através da SEDAM, que tem como um dos objetivos o fim dos lixões na Paraíba.

O encontro teve como objetivo a formulação de mais uma adesão ao projeto, dessa vez pelo município de Caturité, que ao lado dos municípios de Cabaceiras e Boqueirão, formarão mais um grupo contemplado de cidades que receberão do estado através de convênio, recursos para um galpão de triagem de resíduos sólidos urbanos.

Sendo assim, Ana Claúdia esteve na cidade apresentando o projeto ao Prefeito Zé João, que aderiu a proposta. O Prefeito de Boqueirão Marcos Freitas e o Vice-Prefeito de Cabaceiras Ricardo Aires, estiveram contribuindo com o debate, os dois munícipios já haviam aderido ao projeto e são cidades parceiros na iniciativa, Boqueirão será a sede do galpão que será construído na região e que será utilizado e mantido pelos três municípios. O Secretário Galego do Leite esteve auxiliando a Secretária Ana Cláudia, sendo também o responsável pela articulação do encontro.

Paraíba Mais Sustentável

O Projeto Paraíba Mais Sustentável é uma iniciativa do Governo do Estado da Paraíba, através da SEDAM, em parceria com o Ministério Público Estadual, FAMUP e SUDEMA. Nessa primeira etapa estão sendo investidos pouco mais de 5 milhões de reais no Projeto, para a construção de 16 galpões para a coleta e triagem de resíduos sólidos urbanos, alcançando, com a entrada de Caturité, 75 municípios. O programa visa também à parceria e o trabalho das prefeituras na criação e consolidação das Associações de Catadores de Materiais Recicláveis, na busca da geração de mais empregos, na consolidação da renda e gerando mais dignidade aos trabalhadores. 

A iniciativa busca também incentivar a educação ambiental nos municípios, o processo de coleta seletiva do lixo, a preservação do Meio Ambiente e outras iniciativas. O projeto atende também uma demanda antiga de vários munícipios paraibanos, pela adequação correta do despejo dos resíduos produzidos nas cidades, o que tem gerado ao longo dos últimos anos uma cobrança por parte do Ministério Público, com o intuito de fazer cumprir as normas corretas e de respeito com o próprio meio ambiente.

Além dessa iniciativa, a SEDAM está executando as emendas impositivas da Assembleia Legislativa do Estado, os recursos direcionados pelos Deputados e Deputadas que deverão ser executados pelo Governo do Estado e que somam mais de 200 convênios diretos com os municípios.

Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe