Quebra da autonomia da UEPB será discutida em sessão na Assembleia Legislativa
Será realizada na Assembleia Legislativa da Paraíba sessão especial proposta pela deputada Daniella Ribeiro (PP), para discutir as denúncias dos integrantes da Universidade Estadual da Paraíba a respeito da quebra de autonomia por parte do Governo do Estado, com relação à instituição estudantil, que vem causando sérios problemas ao desenvolvimento das atividades da entidade educacional.
Há vários meses as entidades ligadas à UEPB, principalmente a Associação dos Docentes da Universidade Estadual da Paraíba têm denunciado o não repasse integral do duodécimo correspondente à instituição, inclusive, inviabilizando o reajuste dos docentes e funcionários que tem reclamado da não concessão de reajuste em seus salários.
A deputada Daniella Ribeiro disse que apoia os servidores da UEPB e que convoca os demais parlamentares paraibanos para apoiarem a autonomia da instituição. “Temos a obrigação como deputados de fazer valer as leis e que seja respeitada a autonomia da UEPB e as conquistas dos servidores”, afirmou.
Ressaltou que “o governador não pode simplesmente desrespeitar a todos e passar por cima da legislação. Os servidores e a UEPB merecem respeito. Mesmo em São Paulo, acompanhando minha mãe para exames, estamos atuando em prol dos servidores e da UEPB”.
Acentuou que “a Universidade não pode ser instrumento de demagogia. Se todos concordam que a UEPB é um patrimônio de todos que seja feita uma aliança em prol dela”.
A deputada Daniella Ribeiro, presidenta da Frente Parlamentar em Defesa do Servidor Público na Assembleia Legislativa da Paraíba, apresentou o seu protesto contra a decisão do governador Ricardo Coutinho de não proceder ao pagamento de cerca de 15 mil servidores públicos prestadores de serviço e pró-tempores, alguns com até 25 anos de dedicação à Paraíba e ao seu povo.
– É lamentável que o Governo do Estado seja tão insensível com as pessoas, pais e mães de família, que estão em desespero, com os compromissos vencidos e não tem opção para proceder ao pagamento de suas dívidas. Não se vê uma coisa dessas em lugar do mundo. É espantoso e humilhante o que está se fazendo contra os servidores. Cobro solução para o pagamento imediato desses servidores.
Daniella participou em Campina Grande, do ato público convocado pela Asprenne e outras entidades sindicais para discutir as demissões de aproximadamente 15 mil prestadores de serviço e pró-tempores do Estado.
Segundo a parlamentar “o que vemos é o total desrespeito com os mais humildes. Vários pais e mães de famílias, com tantos anos de serviço prestados ao Estado sendo substituídos como se fossem objeto de troca, sem respeito algum, de quem foi eleito para amparar o povo, e hoje, causa desamparo e desespero”.
Afirmou que “o ato dos servidores é importante para se debater e procurar uma solução para pais e mães de família que estão sem qualquer perspectiva. Na Assembleia Legislativa vamos dar continuidade a essa luta justa de todos e de todas”, prometeu.
Redação com Assessoria