Por pbagora.com.br

 A sessão ordinária desta quinta-feira (14) na Assembleia Legislativa da Paraíba teve pronunciamentos dos deputados sobre o Dia Mundial do Diabetes, insegurança na região de Araruna e a escassez de água no Estado. Como vários deputados participaram da Caravana da Saúde ou tiveram compromissos políticos a presença em plenário foi mínima.

O deputado Janduhy Carneiro (PTN) lembrou o Dia Mundial do Diabetes, que serve para alertar as pessoas sobre a prevenção e o tratamento da doença. Ele enfatizou o fato de 12 milhões de brasileiros viverem com diabetes, na Paraíba são mais de 300 mil diagnosticados.
"O diabetes precisa ser controlado com o tratamento multidisciplinar. Entre as complicações está o infarto e a retinopatia". O parlamentar falou sobre a falta da medicação para os pacientes carentes que necessitam das fórmulas necessárias ao tratamento.

O deputado Vital Costa (PP) fez apelo ao presidente do TJ no sentido de abrir vacância para nomear juíza para a 1ª Vara da Comarca de Araruna. Por conta da falta de magistrado, a população do município que tem cerca de 20 mil habitantes sofre com a lentidão na tramitação dos processos naquele juízo. Outro tema foi a mudança da delegacia de polícia do Centro de Tacima para a rodovia que liga o município a Passa e Fica, no Rio Grande do Norte.

De acordo com o deputado, o local é de difícil acesso para a população que se sente desprotegida. Vital Costa aproveitou para apelar ao secretário de Segurança para a adoção de providências na região. A mesma situação estaria acontecendo no município de Cacimba de Dentro e a comunidade aguarda providências do Comando da Polícia Militar.

Emendas

O deputado Assis Quintans (Democratas) fez um relato de quatro emendas que está apresentando ao Orçamento Anual do Estado. Ele fez alerta aos colegas de bancada e pediu a colaboração no sentido de aprovar as propostas por ele apresentadas. O parlamentar, que é presidente da Frente da Seca na ALPB, lembrou de audiência que será realizada no Congresso Nacional sobre o uso da água do açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, que atende à população de Campina Grande e região.

Alerta climatológico

O deputado Carlos Dunga (PTB) relatou uma audiência com o governador Ricardo Coutinho para tratar de assuntos diversos nesta quarta-feira, sobretudo, acerca da climatologia do Estado. Ele fez um apelo ao chefe do Executivo por providências no sentido de esclarecer a situação da Paraíba para o próximo ano. Com o conhecimento do quadro, inclusive, o parlamentar enfatiza que seria possível e proveitoso até mesmo para que fossem dirigidas emendas aos Orçamento Estadual para providências quanto à estiagem e falta de água.
Carlos Dunga lembrou que as emendas parlamentares podem destinar recursos para a perfuração e implantação de poços, dessalinização de água em consonância com a necessidade dos paraibanos no próximo ano. "É preciso tomar ciência. Já falei com o governador e com o presidente da Assembleia sobre o assunto. Se esse relatório não chegar para subsidiar a destinação de nossas subvenções, eu não tenho mais o que dizer a Paraíba e aos meus irmãos paraibanos", enfatizou.

Serviços da Cagepa

O deputado Toinho do Sopão (PEN) também abordou a questão da água, porém, tomando por base o serviço prestado pela Cagepa. Ele falou que a empresa está entre as mil que mais rentáveis do País. Em 2012 foram R$ 434 milhões, lucro líquido de R$ 700 mil. Apesar de rentável, a empresa está no vermelho e pediu empréstimo à Caixa Econômica, operação que deve se concretizar até o final do mês, segundo a Presidência da Cagepa.
Todos os dias falta água em várias regiões. Sete municípios vivem colapso no abastecimento e outros 19 convivem com racionamento. "Nós que votamos pelo empréstimo da Cagepa precisamos pedir explicações sobre esse caos no abastecimento de água tratada em nosso Estado", afirma.



ALPB

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Ouça: Galdino vê tendência de apoio de João a Cícero na disputa pela PMJP

O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino (PSB) declarou durante entrevista na tarde desta quinta-feira à Rádio Arapuan FM, que sentiu, durante sua última conversa…

Preso em operação do MPPB nesta sexta, prefeito de Camalaú é solto e população o recebe com aglomeração

Alecsandro Bezerra dos Santos (o Sandro Moco), prefeito do município de Camalaú, no Cariri da Paraíba, que foi preso na manhã desta sexta-feira na Operação Rent a Car, do Ministério…