A Paraíba o tempo todo  |

ALPB debate hoje instalação de Comitês de Resolução de Disputas

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realiza, nesta quinta-feira (30), sessão especial para debater a implantação de Comitês de Resolução de Disputas (Dispute Boards) na Paraíba. No encontro, também será debatida a elaboração de um projeto de indicação que deverá ser encaminhado ao Governo do Estado com as regras para implementação desse sistema que resolve conflitos sem os levar a justiça nos órgãos da administração direta e indireta. A propositura foi apresentada pelo deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB).

O Dispute Board é um método alternativo de solução de conflitos, que consiste na formação de comitê de especialistas no assunto sobre determinado contrato. Esses profissionais são indicados pelos próprios contratantes e têm a prerrogativa de prevenir ou solucionar eventuais disputas. Além de garantir agilidade, evitar que o caso chegue à justiça, ele garante economicidade.

Este é um método recente no Brasil e não há lei federal que o regule. Algumas proposituras encontram-se em tramitação no Congresso Nacional. O município de São Paulo é pioneiro e lá vigora a Lei 16.873/2018, que introduziu a figura dos comitês de prevenção e solução de disputas na celebração de contratos da administração direta e indireta da cidade.

Serviço
Assunto: Sessão especial para debater a implantação de Comitês de Resolução de Disputas
Dia: quinta-feira (30)
Hora: 10h00
Local: Plenário Deputado José Mariz

 

Redação com ascom

 


Veja como adquirir a certificação digital para pessoa física sem burocracia

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe