A Paraíba o tempo todo  |

Aliados de Dilma lideram pesquisas em 16 Estados

Após um mês de campanha oficial nas ruas, aliados de Dilma lideram pesquisas na Paraíba e em mais 15 Estados, os de Serra, dominam 11

Depois de um mês de campanha oficial nas ruas, as pesquisas eleitorais disponíveis nos Estados reproduzem a polarização vista na disputa pelo Planalto. O país está dividido entre candidatos a governador favoritos que apoiam Dilma Rousseff (PT) ou José Serra (PSDB) para presidente da República.

Dilma Rousseff tem aliados colocados em primeiro lugar nas pesquisas em eleições para governador na Paraíba e em mais 15 Estados. A Folha considerou nesta compilação apenas levantamentos públicos e registrados na Justiça Eleitoral. Vale salientar que no caso da Paraíba, nenhum dos seis postulantes apóia a candidatura do presidenciável José Serra. O partido no Estado apóia da candidatura do socialista Ricardo Coutinho, que por sua vez apóia o nome da ex-ministra Dilma Rousseff.

O presidenciável José Serra (PSDB) tem o suporte de 11 candidatos a governador que figuram em primeiro lugar nas disputas estaduais.

Marina Silva (PV) e os outros seis candidatos a presidente não têm o apoio de candidatos que lideram as pesquisas nas eleições estaduais e no Distrito Federal.

ALIANÇAS

Se Dilma tem mais apoios de candidatos a governador favoritos, Serra tem mais alianças homogêneas a seu favor pelo país afora.

A coalizão entre PT e PMDB (que sustenta a candidatura de Dilma a presidente) se reproduz em 14 unidades da Federação (13 Estados e no Distrito Federal) nas disputas locais. Já a aliança entre PSDB e DEM (que apoia José Serra) está presente em 21 unidades da Federação.

Quando se trata de projetar quem serão os próximos governadores, há vários sinais emitidos pelas pesquisas disponíveis. Primeiro, que em 19 disputas a fatura pode ser liquidada já em 3 de outubro, no primeiro turno –quando um dos candidatos obtém pelo menos 50% mais um dos votos válidos.

Também é notável o fato de que em 23 eleições estaduais o grupo que está no poder tem chance de continuar a governar –mesmo com a troca de nomes, como em São Paulo, Estado no qual o PSDB é favorito com Geraldo Alckmin para suceder o governador Alberto Goldman, ambos tucanos.

Por fim, há outro dado relevante e indicativo da concentração partidária existente no país. O Brasil tem 27 siglas, mas somente três delas dominam as disputas estaduais.

O PSDB tem 11 candidatos competitivos para governador –casos de políticos em primeiro lugar ou em segundo, mas com chance de ir ao segundo turno. O PMDB tem 10 candidatos competitivos, seguido pelo PT, com 7.

Confira os quadros
 

Redação com Folha

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe