A Paraíba o tempo todo  |
PUBLICIDADE

Agra eleva três coordenadorias a status de secretarias nesta 2ª

Três coordenadorias da administração municipal de João Pessoa foram transformadas em secretarias. O projeto do prefeito Luciano Agra foi aprovado pela Câmara Municipal e a posse dos titulares está marcada para as 10 horas da manhã desta segunda-feira (26) no centro Administrativo Municipal. De acordo com o projeto as mudanças ocorreram nas Coordenadorias do Orçamento Democrático, Ouvidoria Geral e Controle Interno.

O secretário do Orçamento Democrático será Tibério Limeira, a Ouvidoria terá como titular Tânia Brito e na Controladoria, Ana Maria Cartaxo. O Orçamento Democrático é um instrumento da democracia participativa, que promove o diálogo direto com o poder público municipal, sobre o melhor encaminhamento dos recursos públicos do orçamento municipal.

O Orçamento Democrático empodera a sociedade e fortalece o poder local, fazendo o compartilhamento de poder entre gestão e população, que participa e fiscaliza as ações do governo, além de ajudar na elaboração e implementação das peças orçamentárias: Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO); Lei Orçamentária Anual( LOA) e Plano Pluarianual (PPA).

Coordenadoria de Controle Interno

Com a missão de zelar pelo controle e pela correta aplicação dos recursos públicos, o Controle Interno atua estabelecendo ações preventivas no combate à corrupção e à improbidade administrativa. Este importante órgão de fiscalização contábil, financeira e orçamentária do município acompanha e fiscaliza a execução orçamentária e financeira de todas as secretarias e órgãos da Prefeitura de João Pessoa, e ainda, faz análises e emite pareceres sobre a legalidade dos atos dos administradores municipais.

O Controle Interno acompanha também a execução das metas e programas do Governo Municipal e auxilia o Tribunal de Contas do Estado (TCE), informando sobre toda a movimentação orçamentária (receitas e despesas) realizadas pela Prefeitura de João Pessoa.

A instituição de um Sistema de Controle Interno prioriza ações preventivas, com o afastamento de uma cultura fortemente legalista e formalista, em favor de uma gerência por resultados, sem contudo, desconsiderar os princípios de legalidade.

A Coordenadoria do Controle Interno, atividade prevista no art. 74 da Constituição Federal, avalia o cumprimento de metas previstas e a execução do Plano Plurianual (PPA), da Lei Orçamentária Anual (LOA), da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e do Quadro de Detalhamento de Despesas (QDD) da Prefeitura de João Pessoa.

 

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe