FUTURO: agindo como um bom ‘mineiro’ importante líder político caminha a passos firmes e pode trilhar trajetória política de Rômulo Gouveia
As posições firmes sempre em defesa dos interesses do Poder Legislativo e agindo como um verdadeiro ‘mineiro’ nas questões políticas,credenciam o presidente da Assembléia Legislativa da Paraíba Ricardo Marcelo (PSDB) a traçar uma trajetória política semelhante a um de seus antecessores na Casa de Epitácio Pessoa, o atual vice-governador Rômulo Gouveia (PSD), que antes de ocupar o posto, representou a Paraíba no Congresso Nacional.
Mesmo sem quere falar sobre o futuro político, Marcelo conquistou a admiração dos deputados de oposição e ligados ao governador Ricardo Coutinho (PSB) além dos servidores da Casa Epitácio Pessoa.
“Ele respeita a todos aqui, sempre nos escuta e adota os princípios da hierarquia e solidariedade, ele é tão responsável com a Casa, que o pagamento é cumprido antes do mês trabalhado e a cordialidade é algo marcante na personalidade dele”, salientou um servidor que trabalha na ALPB há duas décadas e pediu para não mencionar o nome.
Outra característica determinante para o sucesso político de Ricardo Marcelo diz respeito às posturas firmes em relação a assuntos e comportamentos que incomodam o Poder Legislativo, a ponto de Marcelo ter se mostrado decepcionado com a ausência do governador Ricardo Coutinho (PSB) na abertura dos trabalhos legislativos, mesmo sem querer promover uma crise institucional entre os poderes, Marcelo externou a sua insatisfação, porém evitou dar declarações agressivas contra Ricardo Coutinho.
Ao PB Agora, o presidente da Comissão de Orçamento da ALPB Gervázio Maia Filho (PMDB), salientou que a gestão do tucano vem cumprindo com os compromissos assumidos tanto com os parlamentares quanto com o Poder Legislativo no estrito cumprimento do regimento interno da Casa.
“No passado cobrávamos muito isso, hoje a Mesa Diretora vem cumprindo um papel importante na casa que está funcionando normalmente: cumprindo prazos regimentais tanto nas comissões temáticas quanto em plenário, coisa que não acontecia no passado quando a Assembléia Legislativa, aparecia na mídia como campeã no engavetamento de matéria encaminhada Executivos”, recordou o oposicionista.
Admirado e respeitado pelos ex-governadores Cássio Cunha Lima (PSDB) e José Maranhão (PMDB), Ricardo Marcelo inicia mais uma legislatura evitando que o plenário se torne um ‘ringue’ eleitoral, para tanto já agendou reuniões com os líderes e com representantes do TRE para tornar ciente os limites impostos pela Justiça Eleitoral.
Nos bastidores da política, Ricardo Marcelo é cotado para disputar uma cadeira na Câmara Federal em 2014, é nome praticamente certo para discussões da vice-governadoria ou quem sabe até o Senado Federal.
Com um jeito particular de agir politicamente, sem fazer alardes, o presidente da Assembléia Legislativa cumpre metas e compromissos, se credenciando como uma das maiores lideranças políticas da Paraíba em 2014. Mesmo em tempos de turbulências políticas em âmbito estadual. Ricardo Marcelo ganhou musculatura e respeito da classe política e da sociedade, ninguém pode negar!
Henrique Lima
PB Agora