A Paraíba o tempo todo  |

Agentes que penam

    Os agentes penitenciários que foram aprovados no concurso realizado em junho de 2008 estão sendo perseguidos e amordaçados. Nada de estranho para o estilo do atual governo estadual.

    Um grupo deles procurou o Ministério Público do Trabalho para saber que providências poderiam tomar contra as perseguições e prometeu voltar ao órgão com mais subsídios.

    Eles não estão pra brincadeira. Assumiram os empregos em janeiro deste ano e deveriam, como agentes penitenciários que são, trabalhar nos presídios. Nem sempre é assim. Vivem sendo jogados de um presídio a outro, realizando serviços burocráticos e até mesmo são obrigados a fazer trabalhos administrativos na sede da Secretaria da Cidadania e Administração Penitenciária. Isto, no mínimo, é desvio de função.

    Pois bem, insatisfeitos com o vai-e-vem desde que assumiram os cargos, os agentes decidiram formar uma comunidade no orkut para seus desabafos. Foi aí que a situação piorou. Quem postar qualquer comentário que desagrade aos “superiores”, está frito. Alguns são transferidos sem qualquer explicação. Um deles está sendo ameaçado de ser processado por ter sido “mentor intelectual de um motim”.

   “É terrorismo”, disse a mim uma das concursadas, que preferiu não se identificar. Tudo o que eles querem é sossegar em seus locais de trabalho. Parar com essa dança das cadeiras.

    Tudo bem que, algumas vezes, os membros da comunidade no orkut carregam nas tintas. Mas, se carregam, é porque as pressões são muito fortes. “Nós, que somos concursados, temos que manter um padrão de trabalho”, defendem no orkut. “Tem diretor incapaz e inoperante no sistema”, atacam.

    Num desses posts, um agente conta que tentou impedir a entrada da esposa de um detento na Penitenciária Máxima, que levava produtos proibidos por resolução estadual. A mulher deu um escândalo e recorreu ao diretor, que liberou “na boa” a entrada da mercadoria. Resultado, os dois agentes envolvidos nessa história foram transferidos logo em seguida para a penitenciária modelo de Jacarapé.

    Alguns estão tirando seus comentários do orkut temendo represálias. Outros se motivam ainda mais a expor o que está errado.

    “Não temos culpa se passamos num concurso realizado pelo governo anterior. Não temos nada a ver com política. Somos concursados”, defendem-se.

    Vem bomba por aí.


    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe