A vinda do candidato a presidente da República pelo PSDB, Aécio Neves (PSDB), a Campina Grande e em João Pessoa na próxima sexta-feira (17), confirmada pela assessoria da coligação "A Vontade do Povo", encabeçada pelo senador Cássio Cunha Lima (PSDB), tem uma finalidade básica ampliar sua votação nessas cidades, principalmente em Campina Grande, onde ganhou de Dilma.
A Rainha da Borborema, foi a única cidade da Paraíba onde o tucano venceu a presidente Dilma no Estado. O tucano obteve 84.577 votos no 1º turno em Campina, 15.768 mais que Dilma (68.809). O tucano ganhou em todas as 4 zonas eleitorais, mas apenas 2 mil votos o separaram da petista na 72ª zona. O segundo maior colégio eleitoral da Paraíba, com 263.489 eleitores, foi a única nordestina de grande porte em que Aécio Neves saiu vitorioso das urnas: teve 39,4% dos votos válidos, contra 32,1% da petista.
Além de ter vencido em Campina Grande, Aécio teve seu melhor desempenho entre os Estados nordestinos na Paraíba: 23,38% dos votos válidos. O tucano também venceu em Buerarema (BA), embora o município rural do sul baiano, envolto em um conflito de terras indígenas entre fazendeiros e descendentes de índios tupinambás, tenha pouca expressão no cenário nacional. Na pequena cidade de apenas 10.723 eleitores, Aécio teve 66,6%, e Dilma, 25,7%.
O desempenho de Aécio, porém, foi pior do que o de José Serra em 2010. Naquele ano, o então presidenciável tucano venceu em oito cidades paraibanas. Em Campina Grande, Serra liderou o primeiro turno com mais vantagem do que Aécio neste ano: 43% dos votos, contra 28,7% de Marina Silva, à época no PV, e 27,3% de Dilma. Nos arredores da cidade, Serra venceu em Lagoa Seca, Areial, São Sebastião de Lagoa de Roça e Pocinhos. Em outros municípios da região, os tucanos perderam para os petistas por uma diferença menor do agora com Aécio.
PBAgora