A Paraíba o tempo todo  |

50 parlamentares paraibanos tomam posse nessa sexta-feira no Congresso Nacional e ALPB

Em dia ascensão ao poder de 50 parlamentes paraibanos, os 12 deputados federais, dois senadores e 36 deputados estaduais, tomam posse nesta sexta-feira (01).As sessões acontecem durante a manhã e tarde, quando também haverá eleição das mesas diretoras.

 

Na Câmara Federal, os deputados Aguinaldo Ribeiro (Progressistas), Damião Feliciano (PDT), Edna Henrique (PSDB), Efraim Filho (DEM), Julian Lemos (PSL), Frei Anastácio (PT), Gervásio Maia (PSB), Hugo Motta (PRB), Pedro Cunha Lima (PSDB), Ruy Carneiro (PSBD), Wellington Roberto (PR), Wilson Santiago (PTB) tomarão posse às 10h no plenário Ulysses Guimarães.

 

Ainda nesta sexta, em uma votação secreta, os 513 novos deputados federais vão escolher o presidente da Câmara para os próximos dois anos. A eleição está prevista para começar às 18h, horas após os parlamentares tomarem posse.

No Senado, a sessão de posse está prevista para começar às 15h. O dois senadores paraibanos, Daniella Ribeiro (Progressistas) e Veneziano Vital (PSB) participarão de sessão, e logo depois irão eleger a mesa diretora.

 

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realiza a sessão Solene de Posse dos 36 deputados estaduais eleitos para a 19ª Legislatura, que compreende o quadriênio 2019/2022. A sessão terá início às 9h30 e acontecerá no plenário Deputado José Mariz, no prédio sede do Poder Legislativo paraibano.

 

DOS 36 deputados estaduais 21 foram reeleitos e 15 novos foram eleitos. Dos 15, sete assumem um cargo eletivo pela primeira vez.

Logo após a sessão solene de posse, será iniciada sessão extraordinária para realização da eleição da Mesa Diretora compreendendo os próximos dois biênios (2019/2020 e 2021/2022), conforme projeto de Resolução aprovado pelos membros da Casa de Epitácio Pessoa, em dezembro último.

 

O deputado Adriano Galdino (PSB) é o grande favorito para ser escolhido presidente do Poder Legislativo no primeiro biênio. O parlamentar, natural do município de Pocinhos, já ocupou a função nos anos de 2015 e 2016. Ele conseguiu construir nos bastidores a maioria de apoios suficientes, inclusive com votos de parlamentares da oposição, para ser alçado novamente ao cargo. O governador João Azevêdo (PSB) também apoio a candidatura do colega socialista.

 

A grande dúvida é com relação a eleição da Mesa Diretora no segundo biênio. O atual líder do governo, Hervázio Bezerra (PSB), chega nesta sexta-feira como favorito para presidir a ALPB a partir de 2021, mas, apesar de ter recebido também o aval de João Azevêdo, seu nome ainda não é unanimidade entre seus pares.

 

Severino Lopes

PB Agora

 


Leia mais notícias sobre o mundo jurídico no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe