A Paraíba o tempo todo  |

TSE recebe nova consulta sobre fidelidade partidária

O deputado federal Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) apresentou consulta no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta quinta-feira (23), sobre fidelidade partidária. A consulta, que será relatada pelo ministro Eros Grau (foto), foi formulada nos seguintes termos:

“O parlamentar foi eleito pelo partido A que, posteriormente, foi incorporado ao partido B. Inconformado com a incorporação o parlamentar, após 27 de março de 2007, desfiliou-se, com base no art. 1º, parágrafo 1º, I, da Resolução nº. 22.610/TSE, e ingressou no partido C. Poderá, agora, o parlamentar se desfiliar do partido C, sem perder o mandato, para ingressar em novo partido, considerando que o partido C não é aquele pelo qual se elegeu originalmente?
Em caso de resposta negativa, qual partido teria legitimidade para reclamar a vaga: o partido pelo qual originalmente se elegeu ou o partido do qual o parlamentar se desfiliou por último?"

Base legal

De acordo com o artigo 23, inciso XII, do Código Eleitoral, cabe ao TSE responder às consultas sobre matéria eleitoral, feitas em tese por autoridade com jurisdição federal ou órgão nacional de partido político. A consulta não tem caráter vinculante, mas pode servir de suporte para as razões do julgador.
 

TSE

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe