A Paraíba o tempo todo  |

Radiocomunicação digital da Segurança chega a Catolé do Rocha

O novo sistema de radiocomunicação digital da Segurança Pública já está funcionando na região de Catolé do Rocha, Sertão do Estado. O uso da tecnologia está sendo acompanhado pessoalmente pelo secretário da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima, que neste fim de semana, juntamente com equipe técnica da pasta, inspecionou as instalações. Os equipamentos da Motorola Solutions, que servem à Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Sistema Penitenciário e Departamento Esradual de Trânsito, entre outros órgãos, estão em fase final de implantação em todo o território paraibano e representam um investimento de mais de R$ 33 milhões em Segurança Pública. 

 

De acordo com o gerente de Tecnologia da Informação da Secretaria da Segurança e da Defesa Social, Fabiano Vieira, na região de Catolé do Rocha foram instaladas três antenas de radiocomunicação, sendo uma na cidade e outras duas nos municípios de Paulista e Lagoa. “Já estamos em fase final de implantação do sistema de tecnologia Tetra e em várias regiões do Estado os órgãos operativos da nossa pasta  vem utilizando a tecnologia para otimizar o atendimento e o tempo de resposta às ocorrências. O sistema ainda oferece segurança dos dados criptografados, cujo acesso se restringe apenas à Segurança Pública”, explicou Fabiano Vieira.

 

O secretário Claúdio Lima destacou que, no dia 21 de agosto deste ano, a Paraíba ainda assinou contrato com a Motorola Solutions para expansão da rede, com acréscimo de funcionalidades como o LTE (4G) tático, integrado ao Sistema Tetra, que proporciona a transmissão de dados multimídia pelos órgãos de Segurança Pública. “Saímos da comunicação analógica para a digital, com o maior investimento em Segurança Pública nesta gestão, adquirindo uma comunicação segura e confiável. Com mais esse contrato, que integra aplicativos, a comunicação dos órgãos operativos da área na Paraíba passa a ser um dos mais modernos do mundo, com uma tecnologia avançada e utilizada na Europa, por exemplo”, reafirmou, acrescentando que a tecnologia digital permite o desenvolvimento de diversas aplicações como a utilização do GPS, que fornece a localização exata de cada terminal, seja ele de viatura ou rádio de mão.

 

O novo sistema de radiocomunicação da Segurança Pública da Paraíba inclui 47 sítios de repetição (antenas) que levam sinal claro e com alta disponibilidade para os usuários da segurança: Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Sistema Penitenciário e Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Conta ainda com  instalação de seis rádios bases novas modelo MTS1, que possuem implementação rápida para uso em operações táticas e cobertura de localidades específicas, com 5.600 rádios, sendo 4 mil portáteis, 1.300 móveis e 332 fixos, e capacidade de expansão conforme demanda dos usuários.

Redação

 

Certificado digital mais barato para advogados e contadores. Clique e saiba como adquirir

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe