Por pbagora.com.br

Setenta e nove policiais civis da Paraíba foram diagnosticados com covid-19 e dois vieram a óbito, desde o início da pandemia, segundo informações repassadas pela Delegacia-Geral da Polícia Civil ao Ministério Público da Paraíba (MPPB). De março até o último dia 29 de junho, já foram testados 413 policiais, sendo que 334 tiveram o diagnóstico de Sars-Cov-2 descartado. Dos 79 policiais que tiveram o diagnóstico confirmado da doença, 65 já se recuperaram.

As informações quanto ao número de policias infectados e medidas de enfrentamento ao novo coronavírus nas corporações policiais foram solicitadas pelo promotor de Justiça Túlio César Fernandes Neves, que integra o Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial (Ncap/MPPB).

Segundo ele, o órgão ministerial está acompanhando, desde o início da crise de saúde decorrente do novo coronavírus, as medidas que vêm sendo adotadas pelo Estado para prevenir o contágio de policiais civis e militares, bem como os tratamentos e a assistência que vêm sendo oferecidos aos policiais infectados pela doença. “Essas medidas são importantes para acompanhar os policiais que foram acometidos com a covid-19 e fiscalizar como estão sendo implementadas as medidas para a recuperação deles, pelas instituições das Policiais Civil e Militar”, ressaltou.

Medidas preventivas

Em resposta ao ofício enviado pelo Ncap, o delegado-geral da Polícia Civil, Isaías José Dantas Gualberto, falou sobre os esforços que vêm sendo empreendidos pelos diversos setores da Secretaria de Segurança e Defesa Social e pela Secretaria de Saúde do Estado para dispensação de tratamentos aos policiais civis afastados do trabalho por causa da covid-19.

Ele também informou as medidas de prevenção que vêm sendo adotadas desde 18 de março e que estão previstas na Portaria de número 41, publicada pelo gabinete da Delegacia-Geral da PC, como a substituição das reuniões presenciais por encontros virtuais/remotos; a orientação para que os policiais evitem contato físico entre si e que conduzam as viaturas com os vidros baixados; o afastamento por 14 dias dos policiais que chegaram de locais com transmissão comunitária do novo coronavírus; a proibição da frequência ao trabalho de policiais que apresentem sintomas gripais e o afastamento dos servidores da corporação com mais de 60 anos de idade.

Afastamentos

De acordo com o delegado-geral da PC, até o último dia 29 de junho, foram colocados em quarentena 76 servidores da corporação. Trinta e três ainda estão em isolamento domiciliar por se tratarem de casos confirmados de covid-19. Também foram afastados preventivamente do trabalho presencial, por se encontrarem em grupos de risco, 421 servidores da Polícia Civil do Estado.

Segundo o delegado-geral, assim que a chefia imediata é comunicada sobre a suspeita de infecção pelo novo coronavírus por parte do policial ou de familiar com o qual ele coabite, a Assessoria de Assuntos Estratégicos da Polícia Civil providencia o agendamento de testes para confirmar ou descartar a suspeita e o agente é afastado preventivamente. O teste para diagnóstico da covid-19 é disponibilizado gratuitamente pela Secretaria de Saúde.

Em relação aos policiais e demais servidores da corporação que estão em recuperação, foi informado também que o Núcleo de Saúde Ocupacional da Secretaria de Segurança Pública tem realizado o acompanhamento humanizado tanto dos que estão agendados para realização de teste, quanto dos que já tiveram o diagnóstico da doença confirmado. O monitoramento tem sido feito através da telemedicina, com contatos diários por chamadas de vídeo. Aos policiais e demais servidores da corporação estão sendo disponibilizados atendimento médico, psicológico, nutricional e fisioterapêutico. Eles também estão recebendo o apoio do setor de Assistência Social para conseguirem suas licenças perante a Junta Médica.

O Ncap também solicitou informações sobre o assunto ao comando da Polícia Militar da Paraíba e aguarda resposta.

Redação

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

JP: polícia apreende revólveres e rádio comunicadores utilizados pelo tráfico

A Polícia Militar apreendeu na manhã desta terça-feira (11), dois revólveres, três rádios comunicadores e outros materiais utilizados no tráfico de drogas, na comunidade Jardim Itabaiana, no bairro do Cristo Redentor,…

JP: polícia aborda carro de transporte por aplicativo e flagra passageiro com arma

A Polícia Militar apreendeu um revólver com o passageiro de um carro que fazia transporte por aplicativo, nessa segunda-feira (10), durante abordagem ao veículo, no bairro do Roger, em João…