A Paraíba o tempo todo  |

Poluição sonora “invade” as praias da capital paraibana

Muitos dos banhistas que alugam guarda-sol e cadeirinhas nas praias de João Pessoa estão colocando mais um equipamento na mesinha para curtir o dia de praia. Além de trazerem de casa a cerveja e o petisco, os frequentadores estão trazendo também caixas de som que são carregáveis como os celulares, para ouvir música durante todo o dia. O problema é que esse modismo nas praias tem provocado alguns protestos porque alguns escutam as músicas de sua preferência em alto volume, o que acaba incomodando quem está por perto, mas a maioria confessa que liga o equipamento no módulo som ambiente, pra não perturbar quem está por perto.

 

A comerciante Beth Mendes, que aluga cadeirinhas e guarda-sol na praia de Tambaú, uma das mais frequentadas pelos pessoenses e turistas, disse ontem que permite que os banhistas utilizem suas caixinhas de som, mas apenas com som moderado, ou seja, com som ambiente. Ela disse que domingo passado chegou um jovem, alugou um guardasol e ligou a caixa de som em alto volume.

 

"Logo depois que o rapaz ligou o som, duas pessoas que estavam no sombreiro vizinho ao dele vieram me pedir para que eu falasse com o jovem para baixar o som. Eu falei e ele obedeceu", contou Beth, afirmando que ninguém é obrigado a ouvir músicas que não gosta. "E quando o cliente que traz seu equipamento se recusa a baixar o som, eu peço para ele se retirar e devolvo o dinheiro que ele pagou. Prefiro devolver o dinheiro de um cliente que está perturbando para não perder meus fregueses", destacou.

 

A comerciante disse ainda que quem vai à praia quer mais é se divertir e apreciar as belezas naturais e não ser incomodado com funks que não dizem nada e ainda denigrem a imagem das mulheres. Neste mês de férias, o aluguel do guarda-sol e duas cadeirinhas está custando R$ 20. E quem aluga pode ficar no local, a partir do horário que chegar, pela manhã, até às 17h. "Nas minhas cadeiras, o cliente tem o privilégio de ser atendido pelos garçons dos quiosques, até com almoço, se desejar", afirmou.

 

O mineiro Eduardo Lisboa, que estava ontem na Praia de Tambaú com sua esposa e filho, disse que o pessoal que chega lá é educado. "Mas no sábado passado chegou um jovem, vizinho a gente, e ligou o som dele. Confesso que incomodou um pouquinho, mas ainda bem que ele não demorou muito e foi embora. Eu até entendo, porque os jovens gostam de extravasar, mas o equipamento que ele ligou não estava em alto volume".

 

O brasiliense Izack Pontes disse que está frequentando a praia de Tambaú desde a semana passada e que músicas na beira-mar nunca o incomodaram. "Eu tenho um gosto eclético, gosto de diversos ritmos, por isso nunca me incomodei com barulho de som, principalmente na praia". As jovens brasilienses Dayane Graziele e Ludmila Lima afirmaram que a música na orla nunca incomoda. Elas estão em João Pessoa há duas semanas e afirmaram que praia com música é diversão.

 

Redação

 


Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe