A Paraíba o tempo todo  |

PF deflagra operação ‘Lavagem de Ouro’ contra lavagem de dinheiro na PB

A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje (28) uma operação para coibir suspeitos de praticar lavagem de dinheiro na Paraíba. Equipes foram designadas ao bairro de Manaíra, em João Pessoa, onde cumprem mandados em imóveis comerciais e residenciais. Além disso, há movimentação na cidade de Patos, Sertão paraibano.

Denominada como ‘Lavagem de Ouro’, os investigados da operação são suspeitos de estelionato, falsidade ideológica, e outros crimes. A ação é da PF de São Paulo e conta com articulação das equipes na Paraíba. Até às 7h não haviam informações com relação a prisões ou sobre o teor do material apreendido.

Os mandados foram cumpridos em nove estados (São Paulo, Mato Grosso, Goiás, Pará, Paraná, Paraíba, Rio de Janeiro, Pernambuco e Rondônia), mais o distrito federal, com a participação de 208 policiais federais e 14 auditores da Receita Federal. Além disso, a Justiça Federal determinou o bloqueio de contas de 40 investigados, no valor de até 614 milhões de reais. Foram aprendidos, até o momento, aparelhos de telefonia móvel e computadores dos investigados, documentos relacionados ao comércio ilegal de ouro, além de ouro em diversos endereços.

Os crimes apurados são de lavagem de ativos (art. 1º, “caput”, e §2º, incs. I e II, da Lei 9.613/98), receptação qualificada (art. 180, §1º, Código Penal), falsidade Ideológica (art. 299 do Código Penal), redução do pagamento de tributos federais (art. 1º, inc. I, da Lei 8.137/90), dificultar a ação fiscalizadora ambiental do poder público, por meio da omissão no pagamento de compensação financeira pela exploração de recursos minerais – CFEM (art. 69 da Lei 9.605/98), promoção de organização criminosa (art. 2º da Lei 12.850/13) e usurpação de bem mineral da União (art. 2º, §1º, da Lei 8.176/1991).

Da Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe