Em uma reunião na tarde deste domingo (7), os coordenadores do Estado Maior Estratégico da Polícia Militar definiram como vai ser o policiamento durante a apuração e comemorações dos eleitores e candidatos de João Pessoa. Mais de mil homens serão mobilizados para a orla da Capital, concentrando-se no Largo da Gameleira (final da Avenida Ruy Carneiro) e Busto de Tamandaré (final da Epitácio Pessoa). Os locais foram definidos pela Justiça Eleitoral como pontos para as comemorações dos 1º e 2º colocados para prefeito de João Pessoa.
Além dos mil homens, a Polícia Militar vai garantir também o emprego de tropas especializadas, como o Batalhão de Operações Especiais (Bope), Canil, Cavalaria, e Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran). Policiais da Força Tática e Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam) farão rondas para garantir a segurança nos locais de apuração dos candidatos. Outro ponto que também receberá atenção é nas proximidades do Tribunal Regional Eleitoral, no Bairro de Tambiá.
“Nosso objetivo é prevenir e realizar o policiamento ostensivo durante as apurações e comemorações, mantendo o clima de tranquilidade que até agora marcou o pleito”, enfatizou o coordenador de planejamento operacional da PM, tenente coronel Onivan Elias.
Parcial de ocorrências – O sistema on line de acompanhamento totalizou até agora três ocorrências registradas em todo o Estado. Pela manhã, uma pessoa foi detida fazendo boca de urna no bairro do Valentina de Figueiredo, na Zona Sul da Capital. Já no município de Sapé, um candidato a prefeito desacatou um promotor e também foi detido. No começo da tarde, policiais detiveram três pessoas aliciando eleitores, na comunidade Vila Feliz, em Cabedelo.