A Paraíba o tempo todo  |

PF deflagra operações contra fraudes em cidades da Paraíba

A Polícia Federal deflagrou nas primeiras horas desta quarta-feira (24) duas operações contra desvios de recursos públicos em pelo menos sete municípios paraibanos. De acordo com as investigações, as operações ‘Famintos’ e ‘Feudo’ são realizadas em conjunto com o Ministério Público Federal  e com a Controladoria-Geral da União – CGU/PB no cumprimento de 67 mandados de busca e apreensão em órgãos públicos e nas residências, escritórios e empresas dos investigados, bem como de 17 mandados de prisão, expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região e pela Justiça Federal de Campina Grande.

A Polícia Federal informou que a primeira investigação visa desarticular esquema criminoso de fraudes em licitações e contratações na cidade de Campina Grande, nos anos de 2013 até 2019, com pagamentos vinculados a verbas do PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar. Informações iniciais dão conta que sete servidores da Prefeitura Municipal de Campina Grande já foram afastados, após essa operação.

Já a segunda investigação também apura delitos relacionados a licitações fraudadas e contratações irregulares, só que no Município de Monteiro, envolvendo empresas que fornecem merenda escolar. Foi estipulado o bloqueio de bens e valores na ordem de R$ 13,5 milhões, como uma estimativa preliminar do dano.

Os investigados podem responder pelos crimes de fraudes em licitação, superfaturamento de contratos, lavagem de dinheiro e organização criminosa, cujas penas, somadas, poderão ultrapassar 20 anos de reclusão.

O nome da operação Famintos é uma alusão à voracidade demonstrada pelos investigados em direcionar as contratações para o grupo criminoso. Já o nome Feudo remete ao vínculo familiar entre os integrantes do grupo criminoso atuante em Monteiro.

 

 

Veja a nota da PF sobre o caso

 

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe