A Polícia Federal deflagrou nas primeiras horas desta quarta-feira (24) duas operações contra desvios de recursos públicos em pelo menos sete municípios paraibanos. De acordo com as investigações, as operações ‘Famintos’ e ‘Feudo’ são realizadas em conjunto com o Ministério Público Federal  e com a Controladoria-Geral da União – CGU/PB no cumprimento de 67 mandados de busca e apreensão em órgãos públicos e nas residências, escritórios e empresas dos investigados, bem como de 17 mandados de prisão, expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região e pela Justiça Federal de Campina Grande.

A Polícia Federal informou que a primeira investigação visa desarticular esquema criminoso de fraudes em licitações e contratações na cidade de Campina Grande, nos anos de 2013 até 2019, com pagamentos vinculados a verbas do PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar. Informações iniciais dão conta que sete servidores da Prefeitura Municipal de Campina Grande já foram afastados, após essa operação.

Já a segunda investigação também apura delitos relacionados a licitações fraudadas e contratações irregulares, só que no Município de Monteiro, envolvendo empresas que fornecem merenda escolar. Foi estipulado o bloqueio de bens e valores na ordem de R$ 13,5 milhões, como uma estimativa preliminar do dano.

Os investigados podem responder pelos crimes de fraudes em licitação, superfaturamento de contratos, lavagem de dinheiro e organização criminosa, cujas penas, somadas, poderão ultrapassar 20 anos de reclusão.

O nome da operação Famintos é uma alusão à voracidade demonstrada pelos investigados em direcionar as contratações para o grupo criminoso. Já o nome Feudo remete ao vínculo familiar entre os integrantes do grupo criminoso atuante em Monteiro.

 

 

Veja a nota da PF sobre o caso

 

Redação

Total
8
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Em CG, vila servia de base para operar esquema de tráfico de drogas

Cinco pessoas foram presas em flagrante, no início da tarde desta segunda-feira (21), em mais uma ação da Polícia Militar para combater o tráfico de drogas, desta vez na cidade…

Idoso é preso em Campina Grande suspeito de abusar de criança

Um homem de 62 anos, dono de um bar no bairro Jardim Quarenta, em Campina Grande, é suspeito de abusar de um menino de 10 anos. Segundo as informações policiais…