Por pbagora.com.br

A Operação Verão 2018/2019 da Marinha do Brasil foi lançada em todo o país no dia 21 de dezembro e se estende até o final do mês de fevereiro. Na Paraíba, o objetivo da campanha é intensificar ações de conscientização e de fiscalização do tráfego aquaviário nas áreas de maior concentração de embarcações, a exemplo da ilha de Areia Vermelha, sobretudo nas áreas de esporte, recreio e de turismo náutico, por ocasião de férias e feriados prolongados.

 

Para minimizar a possibilidade da ocorrência de desastres náuticos, a campanha deste ano traz como mote a valorização da vida e a responsabilidade do proprietário e do condutor da embarcação, especialmente durante as atividades de lazer. Com o conceito ‘Segurança da Navegação: quem valoriza a vida, respeita’, a mensagem chega ao público com uma linguagem reflexiva, retratada em imagens de situações de risco, acidentes e suas possíveis consequências.

 

Na Paraíba, a Capitania dos Portos também será responsável pela segurança da costa marítima de Mataraca (divisão com o RN) a Pitimbu (divisa com PE). De acordo com informações da Diretoria de Portos e Costas, a principal causa dos acidentes em embarcações de esporte e recreio é a falha humana, o que por vezes pode resultar em consequências irreversíveis.

 

Acidentes – Dados da Superintendência de Segurança do Tráfego Aquaviário da DPC mostram que somente no verão 2016/2017, mais de 34% dos acidentes registrados ocorreram envolvendo lanchas e motos aquáticas na costa brasileira. Nos últimos três verões, elas representaram mais de 74% dos casos registrados com embarcações de esporte e recreio. Naufrágio, abalroamento, queda de pessoas na água, incêndio e colisão são os casos que mais chamam a atenção nas estatísticas.

 

Redação

 

 


Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais

 

Notícias relacionadas

PM é recebida a tiros ao interceptar festa em João Pessoa

Uma guarnição da Polícia Militar (PM) foi recebida a tiros ao interceptar uma festa irregular no bairro do Cristo Redentor, na Zona Sul de João Pessoa. O tiroteio foi registrado…

Assalto a farmácia é frustrado e suspeito preso em flagrante, em JP

Um jovem de 24 anos foi preso em flagrante, na noite desse domingo (28), após tentar assaltar uma farmácia, na Avenida Epitácio Pessoa, no bairro dos Estados. O suspeito cometeu…