Operação conjunta entre as Polícia Rodoviária Federal e Polícias Civis do Rio Grande do Norte, Paraíba e Goiás, desarticulou, na manha desta terça-feira (19), uma organização criminosa interestadual especializada em roubo de cargas. As prisões ocorreram no município de Mamanguape, BR 101, após investigações envolvendo policiais de vários Estados.

Foram presos nesta manhã cinco homens e aprendida uma arma de fogo calibre .40mm pertencente a Força Nacional de Segurança Pública e um equipamento eletrônico de bloquear sinal de rastreador de veículos conhecido como “Jammer”. A quadrilha presa atuava nos Estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Goiás, tendo causado prejuízos de milhões de reais. Apenas em Goiás estima-se que os prejuízos chegam a mais de 2 milhões de reais em cargas roubadas.

Os criminosos rendiam os motoristas de caminhões com o uso de armas de fogo e muita violência. Para dificultar a localização dos caminhões e evitar que os veículos tivessem os sistemas de monitoramento e bloqueio acionados, a organização criminosa utilizava equipamentos eletrônicos para bloquear o sinal de caminhões com rastreadores.  As cargas mais roubadas eram de bebidas e pneus. Parte da quadrilha é fugitiva do sistema prisional de Goiás.

Uma parte da organização criminosa foi presa no último dia 9 de março pela PRF na Unidade Operacional de Mata Redonda, quando dois homens foram detidos com uma carreta roubada em Canguaretama/RN avaliada em mais de 250 mil reais. Um dos presos na ocasião era foragido do sistema prisional de Goiás e acusado de sequestrar o gerente de um banco naquele Estado.

A organização criminosa desarticulada hoje possuía movimentação financeira milionária e responde por crimes como sequestro, roubo de carga, receptação, falsificação de documentos, homicídio e lavagem de dinheiro.

Os detidos foram encaminhados para a Delegacia Especializada em Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas – DEPROV da Polícia Civil do Rio Grande do Norte.

 

Redação

 


Leia mais notícias sobre o mundo jurídico no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

Total
0
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Suspeito de construir prédios que desabaram no Rio é preso em PE

A Polícia Militar de Pernambuco prendeu um dos suspeitos de construir os prédios que desabaram na comunidade da Muzema, na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, em abril…

Aluno da UEPB é preso suspeito de participar de assalto a carro forte

Nesta quinta-feira (19), um aluno do curso de Administração da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) foi preso suspeito de participar do assalto a um carro forte dentro do Campus em…