Por pbagora.com.br

A Operação Corredores Livres foi iniciada às 05:30h do dia 30 de maio, com as participações da PRF, do Exército Brasileiro, da Polícia  Militar e do Corpo de Bombeiros.

Todo o planejamento da operação foi elaborado em quatro reuniões do Gabinete de Gerenciamento da Crise, cuja criação foi solicitada  pela PRF, que defendia a necessidade de atuação conjunta para evacuação do principal ponto de aglomeração de manifestantes, o Km 89 da BR 101, localidade conhecida por Gauchinha.

A quarta e última reunião ocorreu no dia 29 e foi  decisiva para apresentação de uma proposta pela PRF, que após apreciada e debatida pelos comandantes, foi revisada e aprovada  por todos.

As reuniões tiveram ainda a preciosa e decisiva colaboração da Polícia Federal, da Advocacia  Geral da União, do Ministério Público  Federal, da ABIN, da Infraero, da Capitania dos Portos, do Ministério Público  Estadual, da Secretaria  Estadual de Segurança e Defesa Social, e da Polícia Civil da Paraíba. 

A EXECUÇÃO

PRF e EB isolaram a área de atuação com viaturas e efetivo. 

Um carro de som escoltado divulgava uma mensagem, informando que as forças de segurança estavam ali para garantir o direito dos condutores que quisessem deixar o local de forma segura.

À Polícia Militar coube a segurança do perímetro em pontos estratégicos com suas viaturas. Enquanto o Corpo de Bombeiros esteve mobilizado com equipes de resgate e de combate a incêndio. 

Equipes a pé, compostas por PRF e EB, abordavam e conferiam segurança aos caminhoneiros que queriam seguir viagem, ao mesmo tempo em que tentavam  convencer os mais resistentes a sair do local.

As equipes de choque da PRF e da PM aguardavam  mobilizadas e posicionadas fora do alcance visual dos manifestantes, prontas para agir em caso de distúrbios.

ADESÃO

No início a adesão foi tímida, mas em cerca de 30 minutos, a movimentação de caminhões e carretas era surpreendente.

A expectativa de atingir 50% de desocupação foi rapidamente superada e alcançamos em torno de 95% de liberação da rodovia e entorno. 

A OPERAÇÃO CORREDORES LIVRES  foi um verdadeiro sucesso. Às 09:30h a localidade Gauchinha estava totalmente  desocupada. Estima-se que mais de 800 condutores retornaram aos seus lares e ao seu trabalho. 

Parabéns às instituições participantes e a cada servidor público que contribuiu com um esforço sobrehumano, mas, acima de tudo, agradecemos a DEUS por nos proporcionar sabedoria e tranquilidade para  executarmos a
Missão sem necessidade de uso da força.

A Paraíba foi dormir tranqüila e hoje acordou em paz.

Douglas Batista  Uchôa
SUPERINTENDENTE REGIONAL DA PRF NA PARAÍBA

Assessoria de Comunicação Social – PRF/PB

Notícias relacionadas

PM apreende armas de fogo e prende suspeitos em todo Estado

A Operação Previna-se, desencadeada na noite desse sábado (15) pela Polícia Militar, resultou na apreensão de armas e prisão de seis pessoas pelo crime de porte ilegal de armas, até…

Fanqueiro MC Kevin morre aos 23 anos após cair de 11º andar de hotel

Ainda na noite deste domingo (16), o hospital para onde levaram MC Kevin confirmou a morte do funkeiro. O jovem de 23 anos, caiu do 11º andar de um hotel…