Por pbagora.com.br

A Paraíba registrou a 4ª maior proporção do país de pessoas que dirigiram após o consumo de bebida alcoólica, entre os motoristas e motociclistas maiores de 18 anos, de acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2019, divulgada nesta quarta-feira (18). O percentual de 25,6% ficou acima das médias nacional (17%) e regional (21,5%).

Entre aqueles que dirigiam carro ou moto no estado, a ingestão de bebida alcoólica seguida de direção foi maior no grupo dos homens (29%) do que no das mulheres (11,7%). A pesquisa estima que cerca de 179 mil pessoas estiveram nessa situação pelo menos uma vez, ao longo dos doze meses que antecederam o levantamento.

O comportamento também foi mais comum nos grupos de idade de 25 a 39 anos (34,7%) e de 40 a 59 anos (19,1%), assim como entre aqueles que têm o nível médio completo e superior incompleto (29%) e o fundamental completo e o médio incompleto (27,4%). Na comparação por cor ou raça, a maior proporção foi observada entre pardos (27,5%), seguida por brancos (25,5%) e pretos (17,9%).

Frequência
Por outro lado, em relação à frequência com que a ingestão ocorre, a Paraíba apresentou a 7ª menor proporção do país de adultos que costumavam consumir bebida alcoólica uma vez ou mais por mês (22%). O indicador ficou abaixo dos verificados nas médias brasileira (30%) e nordestina (24,3%).

O estudo aponta ainda que o costume de ingerir bebida alcoólica uma vez ou mais por mês não é tão comum entre as mulheres paraibanas, assim como entre as dos demais estados brasileiros, uma vez que a proporção de 11,1%, verificada nesse grupo, foi a 3ª menor entre as unidades da federação, maior apenas que as constatadas entre a população feminina do Amazonas (9,6%) e Pará (11%). Na Paraíba, o grupo masculino apresentou uma proporção bem maior, de 35%.

Idade
Em relação aos grupos de idade, esse hábito é mais comum entre aqueles que têm de 25 a 39 anos (27,9%) e de 18 a 24 anos (27,1%). Quanto ao nível de instrução, as maiores proporções de pessoas que consumiam bebida alcoólica uma vez ou mais por mês estão entre os que têm o ensino superior completo (29,1%) e o médio completo e superior incompleto (27%).

Além disso, a PNS aponta que o consumo abusivo de álcool – caracterizado pela ingestão de cinco ou mais doses em uma única ocasião, dentro dos trinta dias anteriores à entrevista – foi observado em 16% da população adulta da Paraíba, sendo bem mais comum entre os homens (26,4%) do que entre as mulheres (6,9%).

Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Notícias relacionadas

Preso homem acusado de provocar acidente que matou bateriasta da banda Tuaregs

A Polícia Militar da Paraíba prendeu na noite desse domingo (24), um homem acusado de bater em um carro conduzido pelo músico da Banda Tuaregue’s Dainha. No momento do acidente…

Polícia prende suspeitos e impede furto de carga de eletrônicos em João Pessoa

Uma ação rápida da Polícia Civil da Paraíba impediu o furto de uma carga de aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos, na madrugada desta segunda-feira (25), em João Pessoa. Criminosos invadiram um…