A Operação Lei Seca autuou neste fim de semana 38 motoristas só nas blitzen realizadas na Grande João Pessoa. Esses condutores foram flagrados no teste de alcoolemia ou não quiseram se submeter ao exame do bafômetro. Ainda de acordo com os dados divulgados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), um deles apresentou sinais claros de embriaguez.
O chefe da Divisão de Policiamento do Detran-PB, César Urach, ressaltou que boa parte das infrações foram cometidas por condutores oriundos de fora do Estado. “A quantidade de autos lavrados no sábado foi maior do que no domingo. Isso porque o sábado teve mais eventos festivos e fizemos mais abordagens. O que percebemos é que está havendo maior conscientização por parte dos paraibanos. Muitas das pessoas flagradas são de fora da Paraíba e subestimaram a fiscalização intensa que está sendo realizada em nosso Estado”, afirmou.
Ao todo, da sexta-feira (16) até domingo (18), os agentes do Detran realizaram 483 testes de alcoolemia em 423 abordagens. Das 38 pessoas autuados, 31 delas se recusaram a fazer o exame do bafômetro, sendo que uma delas apresentava sinais claros de embriaguez.
Ainda de acordo com informações do Detran, 32 motoristas tiveram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) recolhida por conduzirem sob o efeito de álcool, ou por estarem com o documento atrasado. César Urach explicou ainda que a habilitação dos condutores flagrados alcoolizados é solicitada, porém, alguns dizem não possuí-la.
Segundo a Divisão de Policiamento do Detran-PB, 12 veículos, incluindo carros e motos, também foram removidos nesse final de semana. Todos estavam com pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) atrasado.
Secom-PB