A Paraíba o tempo todo  |

Lei Seca autua 82 motoristas flagrados dirigindo sob efeito de álcool no final de semana

Oitenta e dois motoristas foram notificados por dirigir sob efeito de álcool, durante o final de semana, na Paraíba. O balanço da Operação Lei Seca foi divulgado pelo Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), nesta segunda-feira (13).

Nos últimos dois dias, foram realizados cerca de 270 testes de bafômetro, o que resultou na apreensão de 58 carteiras de habilitação. Além disso, um condutor foi encaminhado à delegacia, por prática de crime previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

O Detran-PB divulgou que pretende estender a operação e anunciou que as ações já começaram a ser interiorizadas, por recomendação da Superintendência do Detran-PB.

De acordo com o artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro, um motorista é autuado ao ser submetido ao teste do bafômetro e ter comprovada a presença do álcool no organismo. Segundo a norma, assumir o volante estando sob o efeito de álcool ou qualquer outra substância psicoativa é infração gravíssima. As punições aplicáveis para esse caso são multa e suspensão do direito de dirigir por 1 ano.

Além disso, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor é recolhida e o veículo retido até a apresentação de um condutor habilitado em condições de dirigir. De acordo com o Código, o motorista que recusar o teste do bafômetro também pode ser penalizado.

No início da pandemia o teste do bafômetro chegou a ser suspenso, mas alternativas foram encontradas para manter a fiscalização durante a emergência sanitária.

De acordo com o Detran-PB, os testes aqui no estado são feitos usando o recurso do local onde o sopro é feito sendo descartável. Isso garante que mais pessoas não soprem no mesmo lugar, evitando contaminações.

G1

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe