Por pbagora.com.br

Pelo menos oito, das 56 praias do litoral paraibano, estão impróprias para o banho neste fim de semana, de acordo com relatório divulgado na quinta-feira (22) pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema).

 

As praias que devem ser evitadas estão nos municípios de Cabedelo, João Pessoa e Pitimbu.

De acordo com o relatório semanal, em João Pessoa, os banhistas devem evitar a praia de Manaíra, no trecho que fica 100 metros à direita e 100 metros à esquerda da galeria pluvial no final da Avenida Ruy Carneiro. Na praia do Cabo Branco, os trechos que ficam no final da Rua Gregório Pessoa de Oliveira (100m à direita e 100m à esquerda) e na rotatória da final da Av. Cabo Branco (100m à direita e 100m à esquerda) estão impróprios para o banho.

 

Na praia da Penha, é bom evitar o trecho que fica 100 metros à direita e à esquerda da desembocadura do riacho do Cabelo. Na praia do Arraial, não se deve tomar banho no trecho 100 metros à direita e à esquerda da desembocadura do Cuiá.

 

No município de Cabedelo, a praia do Miramar está imprópria ao banho no trecho próximo ao dique de Cabedelo. Já no município de Pitimbu, deve-se evitar as praias de Pitimbu e Maceió, no trecho que fica 100 metros à direita e à esquerda da desembocadura do Riacho do Engenho Velho; e a praia do Guarita, nas águas do trecho que fica 100 metros à direita e à esquerda da desembocadura da lagoa.

 

A autarquia ainda recomenda aos banhistas que evitem os trechos de praias localizados em áreas frontais a desembocaduras de galerias de águas pluviais, principalmente se houver indício de escoamento rec ente. As outras 48 praias do litoral da Paraíba estão próprias para o banho, com a qualidade da água variando entre excelente, muito boa e satisfatória.

 

A equipe da Coordenadoria de Medições Ambientais da Sudema divulga, uma vez por semana, a situação de balneabilidade das 56 praias, por meio de coleta de material para análise nos municípios costeiros do Estado. Em João Pessoa, Lucena e Pitimbu, que são praias localizadas em centros urbanos com grande fluxo de banhistas, o monitoramento é semanal. Nos demais municípios do litoral paraibano a análise é realizada mensalmente. Com informações da Sudema e do portal G1



 

Redação

Notícias relacionadas

PB: operação Dia das Mães tem mais de 100 presos, armas e drogas apreendidas

O saldo final da Operação Dia das Mães, realizada durante todo o fim de semana pela Polícia Militar, teve 115 suspeitos detidos, 22 armas apreendidas e quase 8 kg de…

Homem se afoga após carro cair em açude na PB-293, que liga Paulista a São Bento

Um homem morreu afogado no início da noite deste domingo (9), no interior da Paraíba, após seu carro cair em um açude próximo à cidade de Paulista, no interior do…