Combate à violência na PB serve de referência em Atlas da Violência e vira destaque na imprensa nacional

 

Os dados divulgados pelo Atlas da Violência 2018, segundo os quais a Paraíba foi um dos estados que mais se destacaram na redução de homicídios no país durante os últimos anos, continua repercutindo em diversos setores e ganhou destaque na imprensa nacional o fato do envolvimento direto do governador Ricardo Coutinho na questão da Segurança Pública citado no documento. Segundo o levantamento, a Paraíba saiu da posição de 3º para 18º entre os mais violentos do Brasil e registrou uma redução de 20,4% na taxa de homicídios no período de 2011 a 2016.

 

Além do envolvimento direto do governador Ricardo Coutinho, o Atlas da Violência aponta ainda a eficiência do Programa Paraíba Unida pela Paz, propiciando a diminuição gradativa nas taxas de homicídios.

 

Ainda segundo o Atlas, a taxa de homicídios na Paraíba é a segunda menor do Nordeste, com uma média de 33,9 assassinatos para cada grupo de 100 mil habitantes. O número é maior apenas do que encontrado no Piauí, onde a taxa ficou em 21,8, a terceira menor do país. Por sua vez, a taxa de Sergipe foi de 64,7, quase duas vezes mais que o contabilizado na Paraíba, de acordo com o estudo. Os estados de Alagoas (54,2), Rio Grande do Norte (53,4) e Pernambuco (47,3) foram seguidos por Bahia (46,9), Ceará ( 40,6) e Maranhão (34,6), que também apareceram na sequência com registros elevados.

 

No ano de 2016, a Paraíba foi a unidade da federação que registrou maior redução de mortes violentas de jovens. O Atlas apontou que o estado apresentou redução na taxa de homicídios de pessoas de 15 a 29 anos, em relação ao ano anterior. A queda chegou a 15,6%. Além do território paraibano, a diminuição só ocorreu em Maranhão, (-3,6%), Mato Grosso (-2,5%), Amazonas ( – 3,3%) , São Paulo (-13,5% ), Ceará ( – 14,2%) e Espírito Santo (- 14,8%).

 

 
 
 

Certificado digital mais barato para advogados e contadores. Clique e saiba como adquirir

Total
0
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Em CG, vila servia de base para operar esquema de tráfico de drogas

Cinco pessoas foram presas em flagrante, no início da tarde desta segunda-feira (21), em mais uma ação da Polícia Militar para combater o tráfico de drogas, desta vez na cidade…

Polícia desarticula laboratório e ponto de venda de drogas em JP

A noite dessa segunda-feira (21) terminou com mais uma apreensão de drogas e um laboratório para refino de entorpecentes desarticulado pela Polícia Militar. Desta vez, os dois pontos utilizados pelo…