A Paraíba o tempo todo  |

IBAMA apreende 572 animais silvestres em operação no Sertão da Paraíba

O IBAMA, em parceria com a Polícia Ambiental da Paraíba, deflagrou a Operação Abacaí II, a fim de combater a caça e o tráfico de fauna silvestre no Sertão do estado. Em sete dias de trabalhos, a ação culminou na apreensão de 572 animais e na aplicação de cerca de R$ 281 mil em multas.

A fiscalização foi realizada de 17 a 23 de agosto, nas cidades de Cacimbas, Brejo do Cruz, São Francisco, Olivedos, São João do Cariri, São João do Rio do Peixe e Paulista. Entre os animais apreendidos, estavam 500 arribaçãs abatidas (Zenaida auriculata); 67 pássaros silvestres de diversas espécies, mantidos ilegalmente em cativeiro; além de cinco tatus da espécie peba (Euphractus sexcinctus), dos quais, quatro estavam vivos.

Os animais abatidos precisaram ser incinerados, enquanto os demais acabaram soltos em habitat natural. A operação também resultou na apreensão de 75 gaiolas utilizadas em cativeiros ilegais de pássaros. Todas foram queimadas.

DENÚNCIAS

A caça e os cativeiros ilegais de animais silvestres abastecem o comércio e o tráfico de fauna nativa, retirando da natureza milhares de espécimes, que são postos em situação de maus-tratos e até morrem.

De acordo com o superintendente do IBAMA na Paraíba, Arthur Navarro, o órgão tem priorizado a execução de operações de proteção à fauna silvestre, com ações de inteligência estratégica, mesmo no período de restrições devido à pandemia. “O objetivo é evitar a matança de espécimes e devolvê-los à natureza, assegurando, portanto o seu ciclo reprodutivo”, destacou.

A população pode contribuir com esse trabalho, fazendo denúncias através da Linha Verde, pelo número 0800-61-8080.

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe