Por pbagora.com.br

 Cinquenta e três motoristas embriagados foram flagrados e oito foram presos pela Operação Lei Seca, em João pessoa e Campina Grande, no fim de semana em que a ação que integra fiscalizações do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Batalhão de Polícia de Trânsito (Bptran) comemora o primeiro ano de atividades.

Na sexta-feira (20), as barreiras da Operação Lei Seca foram montadas na Avenida Flávio Ribeiro Coutinho e Cabo Branco, em João Pessoa. Das 23h da sexta-feira (20) às 6h do sábado (21) foram abordados 156 veículos e aplicados 156 testes do bafômetro. Dezessete motoristas foram flagrados dirigindo sob efeito do álcool e um foi preso.

Na noite do sábado (21), a Operação Lei Seca realizou blitzen na cidade de Campina Grande. Foram montadas barreiras na Avenida Floriano Peixoto e Avenida Canal. A ação contou com participação de agentes da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e STTP.

Somando resultados dos dois pontos de fiscalização em Campina Grande, foram abordados 278 veículos e todos os condutores passaram pelo teste do bafômetro. Trinta e seis motoristas foram flagrados dirigindo sob efeito do álcool e sete foram presos. Um dos motoristas, além do artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (lei seca), vai responder por desacato à autoridade.

Criada em 21 de setembro do ano passado, a Operação Lei Seca já abordou 31.994 veículos e aplicou 27.561 testes do bafômetro. Em um ano, a Operação já flagrou 2.158 motoristas embriagados e prendeu 320.

Só este ano, foram registrados 1.308 flagrantes e 210 prisões pela Operação Seca.

Os números são bem superiores aos de 2012, quando foram flagrados 850 motoristas embriagados e 110 foram presos.

A criação da Operação Lei Seca, em setembro de 2012, além de integrar as ações do Detran e Bptran, intensificou e interiorizou as fiscalizações e , em julho deste ano, a equipe ganhou o reforço de 60 agentes de trânsito aprovados no concurso do Detran.

 

Ações educativas – No sábado (21), um comando educativo na Praça da Paz, no bairro do Bancários, em João Pessoa, marcou as comemorações de aniversário da Operação Lei Seca. A atividade foi incluída na programação da Semana Nacional de Trânsito 2013, aberta no dia 18 de setembro com o tema “Álcool, outras drogas e segurança no trânsito” e que prossegue até o dia 27.

Nesta segunda-feira (23), as atividades da Semana Nacional de Trânsito, em João Pessoa, incluem um Comando Educativo com participação de alunos das Escolas Borges da Fonseca e Corujinha, com concentração no Mercado Público de Mangabeira, a partir das 8h.

Na terça (24), será realizado um Seminário no Auditório da Faculdade Maurício de Nassau, na Avenida Epitácio Pessoa, na Capital. A abertura será às 8h e o objetivo é discutir o tema da Semana Nacional de Trânsito 2013 com representantes da sociedade civil e de órgãos que integram o Sistema Nacional de Trânsito.

Na quarta-feira (25), haverá um Comando Educativo, a partir das 15h, na Rua Rosa Lima dos Santos, no Bairro dos Bancários, que será encerrado com uma missa às 17h, na Igreja Menino Jesus de Praga, em ação de graças pela paz no trânsito.

Na quinta-feira (26), acontece o Seminário Direitos Humanos e a Violência no Trânsito – Mudança Comportamental após a criação da Operação Lei Seca, no Auditório da Faculdade Maurício de Nassau, a partir das 8h. Os palestrantes serão a chefe da Divisão de Educação para o Trânsito do Detran, Abimadabe Vieira, e o chefe da Divisão de Policiamento de Trânsito do Detran e coordenador da Operação Lei Seca, major Rochester Vale.

As atividades da Semana Nacional de Trânsito 2013 serão encerradas na sexta-feira (27), em Campina Grande, onde haverá uma Gincana Cultural e Recreativa, no Ginásio do Centro Educacional Ana Amélia, na Rua Severino Ermínio de Carvalho, 600, Bodocongó III, a partir das 9h. O tema será “Segurança no Trânsito – Vida Protegida”.

 

Secom-PB

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Homem é assassinado a tiros durante tentativa de assalto a posto de combustíveis em JP

Um homem foi assassinado a tiros durante tentativa de assalto a posto de combustíveis em João Pessoa. O crime aconteceu na madrugada desta quinta-feira (21), na Avenida Epitácio Pessoa, na…

Polícia apreende quase duas toneladas de carne de charque na Paraíba

A Polícia Civil apreendeu mais de 1,8 mil quilos de carne de charque nas cidades de Guarabira, Brejo da Paraíba, e São Miguel de Taipu, O produto teria sido roubado…