A Paraíba o tempo todo  |

ANÁLISE: RC e/ou Gervásio Maia: ases de ouro do PSB para a disputa da PMJP

O processo eleitoral visando as eleições municipais de 2020 já foi iniciado em João Pessoa. Como sempre, a imprensa se achando no direito de dar início ao processo antecipa os fatos e conjectura acerca de articulações e possíveis candidaturas.
Há partidos e candidatos para todos os gostos no rol das especulações dos analistas políticos. Mas há um nome, até agora não mencionado que, dependendo das circunstâncias e do andamento das famosas articulações, pode surgir como um pretenso sucessor de Luciano Cartaxo na Prefeitura de João Pessoa: o deputado federal Gervásio Maia (PSB).

A propósito, desde já, o PSB é quem tem nas mangas as melhores cartas para disputar a partida. Além da comprovada densidade eleitoral e aprovação popular de dois mandatos no Governo do Estado e outros dois na Prefeitura de João Pessoa, Ricardo Coutinho é o candidato natural do partido socialista. Nos bastidores da política, porém, até aliados do projeto socialista dão como certa uma candidatura de Gervásio se, por qualquer motivo, Ricardo Coutinho não puder ser ou desista da pretensão de disputar novamente a Prefeitura de João Pessoa. Convém lembrar que RC não troca de roupa pra sacrificar a sua pretensão em nome do sucesso eleitoral do projeto, como fez em 2018 desistindo de se candidatar ao Senado para garantir a eleição do seu candidato João Azevêdo. Portanto, não há do que se admirar se o ex-governador sair do páreo em favor do nome de Gervásio do sucesso eleitoral do projeto.

Combinados
Em conversa com a coluna, ontem (26/06), um forte aliado do Governo socialista chegou a revelar que há um acordo implícito entre Ricardo Coutinho e Gervásio Maia, com o aval do partido, nos seguintes termos: A priori, a candidatura natural pertence a Ricardo Coutinho, tendo Gervásio Maia como vice. No entanto, se o ex-governador da Paraíba, por quaisquer motivos, não vier a ser o candidato à sucessão de Luciano Cartaxo, a bola da vez seria Gervásio Maia com um vice decorrente de eventuais acordos.

Convém lembrar que estas são articulações preliminares de uma disputa a transcorrer ainda no próximo ano. Até lá, estes e quaisquer outros fatos postos na pauta de discussão sobre a sucessão de Luciano Cartaxo podem perecer diante das mais variadas circunstâncias que envolvem um processo eleitoral.

Serraria
Órfão dos padrinhos políticos Rômulo Gouveia (falecido) e Cássio Cunha Lima (sem mandato), o prefeito de Serraria, Petrônio Freitas, será levado à Granja Santana, para um cara a cara com o governador João Azevêdo.

A articulação da audiência partiu de iniciativa do deputado estadual Tião Gomes que acompanhará o gestor neste encontro oficial.

Serraria II
De uma coisa é certa, Petrônio Freitas apresentará uma pauta de reivindicações ao governador João Azevêdo visando benefícios para o seu município, incluindo a confirmação de compromisso de se asfaltar a estrada Serraria-Pilões e também a estrada que ligará Serraria à Arara, terra do grande jornalista Natanael Alves e do árbitro internacional de Handebol Adenilson Maia, o Professor União, que também atua hoje na comunicação.

O que não se sabe, no entanto, é se deste encontro poderá resultar na adesão do prefeito serrariense à base de apoio municipal ao governador João Azevêdo.
Mas ninguém duvida, porém, que o deputado Tião Gomes está empenhado em realizar essa proeza política.

Magistrados
“Poder Judiciário: dos recursos humanos aos tecnológicos, uma constante busca pelo aperfeiçoamento”. Este é o tema central do XX Encontro de Magistrados Paraibanos que começará nesta sexta-feira (28/06). O evento é patrocinado pela Associação dos Magistrados da Paraíba, e terá início a partir das 18h, na Casa Roccia, em João Pessoa.

Wellington Farias
PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe