Planejar suas ações para os próximos dez anos. Este é o foco da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap), que iniciou nesta quarta-feira (17) uma série de workshops sobre planejamento estratégico que implica em conjunto de processos metodológicos para estabelecer metas e ações, recursos e decisões, visando alcançar objetivos futuros.

O evento, que teve a participação de dezenas de representantes de diversas secretarias e instituições das forças de segurança e aconteceu na Academia de Polícia Civil da Paraíba (Acadepol).

O secretário Sérgio Fonseca afirma que não há como cumprir metas se não houver planejamento antes e citou o exemplo da Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social, que implantou seu Planejamento Estratégico há alguns anos e os resultados a Paraíba conhece, as estatísticas mostram ano após ano que o governo tem conseguido reduzir a criminalidade. “Nessa primeira etapa do workshop convidamos outras forças de segurança que se integram diretamente com a Administração Penitenciária para que a gente possa aprimorar esse relacionamento com essas forças parceiras que nos apoiam de forma direta e indireta”.

O consultor Manoel Ferreira da Silva, que conduziu o workshop, explicou que “o planejamento estratégico é um instrumento de gestão que estabelece os rumos da organização e o conjunto de metodologia de como chegar nesse rumo. A gente identifica a situação atual, faz o diagnóstico, e identifica a situação desejada e a estratégia para chegar  a visão do futuro. No caso da Seap trabalhamos com o horizonte de dez anos”.

Manoel Ferreira acrescentou que com os gestores e gerentes da Seap já foi feito um diagnóstico preliminar “e hoje estamos identificando os pontos fortes e pontos fracos, ameaças e oportunidades, detectar a visão de futuro, precedido da missão que é a razão de ser da Seap. Estabelecido o plano, nós entraremos na fase de monitoramento do plano estratégico, tudo em cima de resultados. O consultor enfatizou que todo o trabalho é feito em grupo, envolvendo pessoas. Por fim, destacou a importância da participação de todas as partes interessadas, referindo-se às forças de segurança envolvidas.

O secretário executivo da Seap, João Paulo Barros, afirmou que o workshop é de extrema importância por ser uma troca de experiência, uma construção de planejamento estratégico, porque a transversalidade das ações é essencial para que resultados positivos sejam alcançados. “Não há como alcançar um bom resultado sem planejamento e a Seap terá um marco a partir do momento que o planejamento estratégico for efetivado”. Ele observou ainda que qualquer planejamento é uma construção permanente, não é algo estático e resultados positivos virão.

A experiência de sucesso com o planejamento estratégico implantado há alguns anos na Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social, que inclui as Polícias Civil e Militar, além do Corpo de Bombeiros, foi relatada no workshop pelo secretário Jean Nunes. “Na Secretaria de Segurança a gente já vem construindo o planejamento estratégico e isto tem se comprovado mês a mês, com resultados positivos, fruto de muito trabalho, muita integração, com objetivos focados. Tenho certeza que para a Secretaria da Administração Penitenciária fará a diferença porque se tem com o planejamento um norte a seguir, é algo científico, técnico, direcionando melhora os rumos da instituição, as missões, as estratégias, os valores, isso é muito importante”, relatou.

Dentre as atividades dos Workshops – que serão seis – constarão avaliações feitas pelo público participante – interno e externo – sobre identificação de expectativas; definição em plenária da: missão, visão e valores; sobre pontos fortes e pontos fracos, ameaças e oportunidades.

Participaram do workshop de abertura representantes das diversas secretarias de Estado, Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas, Ministério Público, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícias Militar e Civil, Agência Brasileira de Inteligência (Abin), dentre outros organismos.

 

Secom/PB

Total
0
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Após buscas, Bombeiros encontram corpo de homem desaparecido em Pitimbu

Após uma força tarefa coordenada pelo Corpo de Bombeiros, foi encontrado ontem (18), o corpo de um homem, que estava desaparecido desde a tarde do sábado (17), foi encontrado neste…

Mais de 50 armas de fogo são apreendidas pela PMPB na última semana

Nas ações realizadas no período de 12 a 18 agosto, a Polícia Militar apreendeu 51 armas de fogo na Paraíba, chegando a 1.861 armas retiradas de circulação pela corporação, já…