A Paraíba o tempo todo  |

Zenildo diz que Festa da padroeira é patrimônio cultural imaterial de Sousa

Zenildo diz que Festa de Nossa Senhora dos Remédios é patrimônio cultural imaterial de Sousa

 

 Do dia 29 de agosto a essa terça-feira 08 de setembro, em Sousa se celebra a Festa de Nossa Senhora dos Remédios. A festividade remonta a criação da então Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios na cidade há 216 anos. Pela sua importância, o sousense Zenildo Oliveira é defensor da criação de um guia na cidade voltado para o turismo religioso, atividade essa que é um dos segmentos que mais cresce no Brasil.

Para Zenildo o reconhecimento dessa celebração ressalta a manutenção de aspectos religiosos tradicionais e a importância deste segmento do turismo para a Paraíba em especial para Sousa que neste período se torna a capital da fé no Sertão. As festividades, que começaram no dia 29 de agosto, remontam uma história de 216 anos, até mais antiga que a emancipação política do Município de Sousa, que tem 161 anos.

Segundo ele, eventos como esse movimentam milhares de fiéis, que promovem o crescimento espiritual das pessoas aumentando o fluxo de turistas na cidade, gerando empregos diretos e indiretos com a realização de novenários e quermesses, além de parques de diversão instalados no entorno da igreja.

De acordo com o pároco Milton Alexandre, coordenador da Igreja Matriz, a igreja já está com o sistema de iluminação e de som preparados para as celebrações a desta terça-feira 08 de setembro quando a igreja matriz completa 216 de fundação. “O povo tem a igreja matriz no coração como se fosse um pedaço de Sousa”, disse o pároco ansioso pelo início dos festejos religiosos de 2015.

Além das belezas naturais, da diversidade cultural e do rico patrimônio histórico, Sousa também se destaca segundo Zenildo quando o assunto gira em torno das manifestações religiosas que existem na cidade. Pensando nisso, o sousense defende a criação do ‘Guia Turístico Rota da Fé’.

O guia destacaria datas que homenageiam o padroeiro do município e eventos do catolicismo, protestantismo, espiritismo, islamismo, judaísmo, dos cultos afro-brasileiros, além dos eventos ecumênicos. No Rota da Fé, também poderiam ser implantados segundo Zenildo o Roteiro das Igrejas, as localizações de Santuários e Centros de Peregrinação. O guia abrangeria todas as crenças.

O sousense, ressalta a importância desta publicação para o turismo religioso da cidade. “Este guia, além de servir como uma ferramenta de auxílio aos nossos visitantes, também mostra a riqueza que temos quando o assunto é tradição religiosa. Em Sousa, cada manifestação tem um leque de atrativos ao turista que nos visita. No guia, os visitantes iriam encontrar os endereços das principais igrejas, templos e terreiros, além de aprender um pouco mais sobre as crenças religiosas que temos em nosso país”, afirmou.

 

Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe