A Paraíba o tempo todo  |
PUBLICIDADE

Woke: militância, táticas e cansaço

No livro “Teorias Cínicas”, Helen Pluckrose e James Lindsay explicam que a cultura Woke é marcada por: ceticismo quanto à verdade objetiva, uma linguagem que busca desconstruir e reconstruir a realidade conforme os anseios da militância, e um profundo relativismo cultural e moral.

Assumindo que a sociedade é estruturada por relações de poder opressivas, o ativismo Woke criou teorias para denunciar e desconstruir as estruturas ocidentais. Surgiram teorias pós-coloniais, de gênero fluído, de interseccionalidades, de feminismos pós-modernos, etc.

Essas teorias, por vezes, negam a existência de objetividade científica e politizam cada área do conhecimento e da vida humana. Há distorções de fatos e dados, contradição da lógica formal, negação da experiência, revisionismo histórico, policiamento da linguagem, etc.

A partir disso, as táticas são: criação de inimigo a ser extinto, autosantificação da militância e demonização de críticos, hipervigilância das palavras, raiva e ressentimento inesgotáveis, vitimização, sentimentalismo tóxico e monopólio da virtude.

Do hino nacional à educação infantil clássica, tudo deve ser desconstruído. Os resultados são linchamentos públicos, sabotagens e cancelamentos determinados pela militância.

A justiça Woke jamais é satisfeita e jamais se esgota. Certamente, um dia, a agressividade Woke cansará de vez a sociedade.

Como diz o profeta Jeremias 17:5-6: “Assim diz o Senhor: ‘Maldito é o homem que confia nos homens, que faz da humanidade mortal a sua força, mas cujo coração se afasta do Senhor. Ele será como um arbusto no deserto; não verá quando vier algum bem. Habitará nos lugares áridos do deserto, numa terra salgada onde não vive ninguém’”.


    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe