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Vital e Nilda avaliam como positiva reunião com diretores da ANTT sobre a Transnordestina

O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), e a deputada federal Nilda Gondim (PMDB-PB), avaliaram como positiva, a reunião realizada na manhã desta segunda-feira (23) com diretores da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT para tratar da Transnordestina. Vital que solicitou a reunião, voltou a defender a inclusão de um ramal da ferrovia na Paraíba. O senador saiu da reunião confiante, visto que os dirigentes sinalizaram com a possibilidade da Transnordestina contemplar a Paraíba. Durante a reunião ficou claro que tecnicamente, a mudança no projeto é viável.

Na semana passada a ministra Ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti já havia garantido a Vital do Rêgo que a inclusão do Ramal da Transnordestina na Paraíba, e duplicação da BR 230, trecho que compreende desde Campina Grande até Cajazeiras, e a estruturação do Porto de Cabedelo, estavam na lista de prioridades das obras do PAC 2.

Na visão de Vital, a Paraíba não pode ficar de fora da Transnordestina, visto que o projeto vai trazer sustentabilidade ao estado. O parlamentar revelou que no primeiro ano de seu mandato de senador, solicitou a presidente Dilma Rousseff (PT) alteração no projeto notadamente na bitola métrica da ferrovia com forma de garantir que o ramal passe por dentro da Paraíba.

Quando presidiu a Comissão Mista do Orçamento (CMO), Vital lutou pela liberação de investimento na ordem de R$ 2 bilhões para transformar a bitola métrica em uma bitola mista, permitindo assim que a Paraíba fosse inclusa no ramal da Transnordestina integrando o eixo do Ceará com o porto de Cabedelo.

Além disso, o senador peemedebista incluiu no Plano Plurianual (2012/20015) uma emenda de R$ 120 milhões para ampliar a duplicação no trecho da BR 230 que vai de Campina Grande até Cajazeiras. “São obras estruturantes que a Paraíba precisa para dá um grande salto do bem”, afirmou.

Vital não tem dúvida que a Transnordestina será o vetor estruturante e logístico que trará desenvolvimento do Nordeste, e, particularmente para a Paraíba. Segundo cálculos do senador serão 600 quilômetros de ferrovia no trecho que compreende Cabedelo até Cajazeiras cortando todo o Estado.

Na reunião com os diretores da ANTT, realizada no Hotel Verdegreen em João Pessoa, o assunto principal foi o Transnordestina. Acompanhado da deputada Nilda Gondim, Vital explicou a importância do projeto ao Diretor Geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres, Jorge Luiz Macedo Bastos; ao Diretor Colegiado da Agência, Carlos Fernando do Nascimento; além do Diretor Presidente da Transnordestina Logística Ltda, Ângelo José Carvalho Baptista.

De acordo com Baptista, os trechos de malha ferroviária interditados serão recuperados e com isso os projetos de extração mineral, como na região de Sapé, poderão ganhar novo fôlego. “O investimento é suficiente para recuperar todos os trechos, mas é preciso que haja novos investimentos para aumentar a capacidade. O transporte rodoviário suplantou o ferroviário pelo alto custo e falta de competitividade e agora vai voltar a ocupar esse espaço e permitir o desenvolvimento econômico”, explicou.

O plano consiste em recuperar todos os trechos já existentes e posteriormente interligá-los. O projeto está na fase de estudos e no prazo de no máximo 40 dias será possível saber os impactos da obra e como resolver os problemas de diferença entre bitolas (largura dos trilhos). Serão mais de 597 km recuperados entre Cabedelo e Cajazeiras.

A reunião foi solicitada por Vital após a vinda da Ministra da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Ideli Salvatti, que participou na semana passada de um encontro com Prefeitos, na Estação Ciência, na capital. Vital lembrou que, durante a reunião com os prefeitos, ao fazer a saudação à Ministra, pediu mais atenção ao seu pleito de trazer para a Paraíba um ramal da Ferrovia Transnordestina.

Ele lembrou que após a reunião da Paraíba manteve audiência com a Ministra em Brasília e deste encontro partiu a determinação para que o Governo Federal e a Transnordestina Logística começassem a discutir seriamente a alteração no projeto, com a introdução deste ramal paraibano. “Foi uma reunião proveitosa. Por ser a primeira acredito que conseguimos dá um passo concreto para termos o ramal”, afirmou o senador Vital.

Desde que assumiu o mandato de Senador da Paraíba, Vital do Rêgo definiu sua atuação junto ao Governo Federal para intermediar investimentos em obras estruturantes que compõem em três eixos de desenvolvimento: reestruturação do Porto de Cabedelo, duplicação da BR 230 de Cabedelo a Cajazeiras e o ramal da Ferrovia Transnordestina.

O senador reafirmou que vai continuar lutando juntamente com a deputada Nilda Gondim, pela inclusão do ramal da Tansnordestina na PB. “Estamos conseguindo dar sequência ao encontro da Ministra Ideli aqui na Paraíba e temos que sequenciar as ações efetivas”, afirmou o senador.



Redação com Assessoria

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