Por pbagora.com.br

Após ter relatado e articulado a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional PEC 77/203 na Comissão de Constituição Justiça e Cidadania (CCJ), o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), agora trabalha para que a PEC que valoriza a carreira dos agentes de trânsito, seja aprovada no Plenário do Senado.

 

Relator da PEC na CCJ, Vital tem conversado com os senadores mostrando a importância da aprovação da PEC de autoria do deputado federal Hugo Mota (PMDB-PB) que regulamenta a profissão de guarda de trânsito.

“Espero que, assim como na CCJ, a PEC 77/2013 possa ser aprovada sem emendas. Contamos com forte apoio dos paraibanos. A PEC inclui agentes de trânsito, estruturados em carreira, no sistema de segurança pública” afirmou o senador paraibano.

 

Conforme anunciou Vital do Rêgo, na próxima semana, ele estará definindo com os líderes do senado a tramitação da proposta na Casa. Vital pretende buscar um entendimento com os líderes dos partidos para acelerar a tramitação da PEC. De autoria do deputado Hugo Motta, a proposta recebeu relatório favorável do próprio presidente da CCJ, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB). O relator pediu urgência na votação da PEC, por acreditar que a medida vai contribuir para reduzir o problema do trânsito nas cidades.

 

A proposta inclui um parágrafo no artigo 144 da Constituição, que trata da estruturação do sistema de segurança pública. Prevê que a segurança viária compreende educação, engenharia e fiscalização de trânsito, com o objetivo de garantir ao cidadão o direito à mobilidade urbana eficiente.

 

Um dos dispositivos acrescentados dá caráter constitucional à competência dos órgãos e agentes de trânsito, estruturados em carreira, no âmbito dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.

 

O senador José Pimentel (PT-CE) disse que a proposta aprovada pela Câmara e acolhida pela CCJ melhorou o texto original, que previa um piso nacional para a carreira, o que, de acordo com o parlamentar afrontaria a Constituição.



Redação com Assessoria

Notícias relacionadas

TCE mantém rescisão de contratos do lixo e PMJP terá 180 dias para nova licitação

A Prefeitura de João Pessoa terá um prazo de 180 dias para realizar uma nova licitação visando a contratação de empresas especializadas na coleta de lixo e limpeza urbana. Os…

Vídeo: alvo de desacato, Cícero pede prisão de manifestante, mas reitera diálogo com categorias

Uma confusão foi registrada na manhã desta quinta-feira (22), no Centro Administrativo de João Pessoa no momento em que alguns representantes da construção civil de João Pessoa realizavam um protesto.…