A Paraíba o tempo todo  |

Videoconferência vai discutir pendências do PAC na Paraíba

Coordenador da Funasa/PB e gestores de 33 municípios participam de videoconferência sobre pendências do PAC

O Coordenador da Funasa na Paraíba, Álvaro Gaudêncio Neto e representantes de 33 municípios que não atenderam o prazo de entrega de projetos participam, na manhã desta terça-feira (11) da primeira videoconferência de definição de ações para evolução no quadro de execução dos projetos do PAC/Funasa.

A videoconferência é o resultado da deliberação de um encontro realizado na Casa Civil/ Presidência para alavancar o andamento dos projetos nos Estados.
Na Paraíba, a transmissão será realizada na Sede Central do Banco do Brasil, em João Pessoa, a partir das 9h. Participam da videoconferência representantes da Casa Civil/Presidência, representante do DENSP/Presidência, o Coordenador Regional, o Chefe de Engenharia da Diesp e representantes dos municípios conveniados.

O Coordenador do órgão na Paraíba, Álvaro Gaudêncio Neto, alerta que a participação da equipe técnica do município é de suma importância, independente de já ter apresentado o projeto junto a Funasa.

Álvaro Neto ainda explica que a Paraíba está entre os 18 estados que deixaram de atender ao prazo e, caso os prefeitos relacionados não apresentem projetos, os recursos voltam para o governo federal.

Somente no ano passado, 24 contratos foram cancelados representando o retorno de R$ 29 milhões, segundo informações do setor de engenharia da Funasa.

O convênio com os municípios beneficiados é composto de projetos técnicos e documentação, mas o prefeito por falta de equipe qualificada e desconhecimento de todo o processo acaba fazendo com que os recursos enviados pelo governo federal sejam cancelados, principalmente aos projetos do PAC, revelou o engenheiro da Funasa, José Hélio Ferreira.

De acordo com o coordenador Álvaro Neto, a Funasa está sendo um órgão extremamente estratégico para o governo federal porque são volumosos recursos que passam pela Paraíba em cumprimento a projetos importante como os do PAC, oriundos de emenda parlamentar e até da própria política governamental.

“Se o presidente Lula tem o compromisso de combater as desigualdades, procurando direcionar os recursos para o atendimento das comunidades mais carentes, a Funasa é uma ponte para que essa política seja feita”, observou.

Álvaro Neto revela que tem procurado estreitar a relação direta e permanente da Funasa com as prefeituras porque elas é que são as gestoras, na sua grande maioria desses recursos. “Por isso estamos no empenho de convocar os prefeitos para tirar as dúvidas tudo para que a previsão orçamentária seja cumprida, principalmente, em favor do Estado da Paraíba para que os convênios sejam firmados, os recursos liberados e o próprio povo seja um grande beneficiário dessa política governamental”, ressaltou.

Assessoria de Comunicação
 

 

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe