A Paraíba o tempo todo  |

Vereadora lamenta que Legislativo não pode exigir cumprimento de emendas

 

O jornalista Edmílson Lucena entrevistou, na manhã desta terça-feira (7), no ‘Jornal da Câmara’, a vereadora Eliza Virgínia (PPS), que retornou ao Legislativo da Capital após uma licença de quatro meses, sendo substituída pelo primeiro suplente Welando Guedes (PPS). A parlamentar externou entusiasmo na volta ao exercício dos trabalhos na Casa Napoleão Laureano.

 

“Embora tenha ficado distante da Casa por longos quatro meses, eu nunca saí do batente. Estive no Ministério Público para saber como caminhavam minhas demandas e reafirmei compromisso de continuar trabalhando em conjunto com a instituição em favor da nossa cidade. E volto disposta a permanecer lutando em busca da melhoria de vida da população de nossa cidade”, revelou a vereadora.

 

Eliza comentou sobre o Orçamento Anual que está sendo avaliado na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) e enfatizou a necessidade de poder haver emendas impositivas dos vereadores para que o Executivo seja obrigado a cumprir as disposições dos parlamentares. Ela acrescentou que no Senado essas emendas já existem, fortalecendo o trabalho dos parlamentares federais que, através de suas prerrogativas, impõem ao Executivo federal a realização de suas demandas. Ao contrário do Legislativo municipal que fica enfraquecido sem poder exigir a realização de suas emendas ao Orçamento.

 

Educação

 

A educação foi outro tema discutido pela vereadora durante a entrevista. Ela acha necessária uma maior disposição do poder público para aumentar os investimentos nessa área, já que, em sua visão, a sociedade brasileira só terá um verdadeiro desenvolvimento no momento em que colocar a educação como prioridade, fazendo com que o futuro do país seja sedimentado de forma definitiva e perspicaz. Ela acredita que a sociedade deve se conscientizar que a formação dos jovens deve ocorrer através de um esforço conjunto e concentrado entre as instituições de ensino e a família.

 

A parlamentar enfatizou que continuará lutando pela educação integral, pois, em países onde “a educação foi levada a sério”, a nação deu um salto qualitativo na questão da melhoria de vida de seus cidadãos. E nesses países a educação ocorre de forma integral, onde os jovens têm seu tempo preenchido com atividades que promovem o seu desenvolvimento intelectual, físico e moral. Nesse mesmo comentário, a vereadora lembrou que João Pessoa possui uma escola que alcançou o patamar estipulado pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a Escola Sesquicentenário, no Bairro Pedro Gondim, embora falte muito para estender essa conquista as outras escolas do município e do estado.

 

As demissões dos servidores públicos prestadores de serviços exigida pelo Ministério Público também foram comentadas por Eliza. “Acredito que esse processo deve acontecer de forma muito responsável, pois estamos tratando com a vida de diversas famílias. Então, tem que haver uma preocupação de como realizar essa mudança. Sou a favor dessas substituições através de concurso, só não acho admissível a substituição de servidores por questões políticas. E desde que tudo ocorra de forma responsável”.

 

Novo governo

 

A expectativa da vereadora em relação ao novo governo estadual, que será instalado no próximo ano, a vereadora afirmou que está torcendo para que seja tudo da forma que o povo tem como expectativa e que se cumpra os anseios do povo. “Espero que ele (Ricardo Coutinho, do PSB) realize todas as promessas e que as expectativas tornem-se realidade, mesmo porque essa campanha foi muito contundente, houve muito choro, muita luta, muita garra e até muito sangue, mesmo que de maneira figurativa, mas houve. Então, esperamos que dê certo e quem sabe damos uma guinada na educação em nosso estado?”.

 

Ela continuou enumerando suas expectativas em relação ao novo governo, esperando que haja um desenvolvimento em todos os municípios, com preocupação na vocação de cada um dessas localidades, procurando deixar seus filhos na terra natal, sem a necessidade de buscar um futuro melhor nos grandes centros. Quanto às escolas estaduais, ela deseja que tenha em cada uma delas uma oficina profissionalizante, para fornecer mão-de-obra especializada para o país, ocupando os jovens, tornando-os preparados para exercerem seu primeiro emprego. Outra preocupação da vereadora é com os encargos que os trabalhadores geram para as empresas, que devem ser revistos para possibilitar novas contratações, sem preocupação com a oneração da folha de pagamento.

 

A responsabilidade social foi o último tema comentado por Eliza, que afirmou ser necessária a preocupação dos empresários em busca de firmar compromisso com a sociedade da qual fazem parte, sem criar ilhas de riqueza em meio a oceanos de pobreza, que só poderão gerar a indignação dos menos favorecidos, gerando uma constante tensão social. “A responsabilidade fiscal se faz necessária para um país mais justo e ordeiro”.

 

CMJP

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe