A Paraíba o tempo todo  |

Veneziano inaugura nesta terça Hospital Municipal para atendimentos de crianças e adolescentes

Veneziano inaugura nesta terça Hospital Municipal para atendimentos de crianças e adolescentes

O prefeito Veneziano Vital do Rêgo e a secretária municipal de Saúde, Tatiana Medeiros, inauguram nesta terça-feira, 5, às 10h, o Hospital Municipal Dr. Bezerra de Carvalho, que atenderá crianças e adolescentes e vai funcionar na antiga Mater Dei, localizada na avenida Floriano Peixoto, bairro do São José. O hospital será responsável, inicialmente, pelo atendimento pediátrico eletivo e de urgência e de acordo com o projeto elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde, na primeira fase de implantação, o Hospital Municipal Dr. Bezerra de Carvalho terá 80 leitos para internação, sendo 70 divididos por faixa etária, UTIs neonatal e infantil e 10 para observação.

Na segunda fase, o Hospital Municipal Dr. Bezerra de Carvalho passa a realizar cirurgias eletivas nas áreas de cirurgia geral, cirurgia pediátrica, aparelho digestivo, coloproctologia, cirurgia vascular, ortopedia para pacientes não traumáticos, cabeça, pescoço, ginecologia e urologia. Na terceira etapa de implantação do hospital, o estabelecimento vai oferecer internações reguladas pelos serviços de Atendimento Pré-Hospitalar, que são a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), com 30 leitos para internação, sendo 10 masculinos, 10 femininos e 10 de Terapia Intensiva.

A inauguração do Hospital Municipal Dr. Bezerra de Carvalho acontece 40 anos depois do fechamento do último hospital municipal da cidade, que hoje conta somente com o ISEA (Instituto de Saúde Elpídio de Almeida), pertencente ao município, e marca a história da saúde da população de Campina Grande, disse a secretária Tatiana Medeiros. O médico Severino Bezerra de Carvalho, que faleceu em setembro do ano passado, aos 97 anos de idade, será homenageado com o nome do Hospital Municipal da Criança e do Adolescente.

Fundador da Faculdade de Medicina e da Sociedade Médica, Dr. Bezerra de Carvalho, como era mais conhecido, além da medicina, se dedicava às artes, como a fotografia, a poesia, a pintura e a escrita. Natural de Pernambuco, o médico se formou em Recife e em 1937, se mudou para Campina Grande. “O paciente não é um objeto, eu o considero como um irmão meu, que está precisando da minha ajuda”, dizia Dr. Bezerra de Carvalho sobre o porquê de ter escolhido ser médico.

 

 

 

Ascom

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe