Por pbagora.com.br

A vacinação contra a Covid-19, está suspensa em Campina Grande, e só deve ser retomada na próxima quinta-feira (15), quando o Estado receber e enviar novas remessas do imunizante para a cidade. Na última segunda-feira, muitos idosos se dirigiram até a Pirâmide do Parque do Povo, mas ficaram sem receber a segunda dose.

A campanha de vacinação foi suspensa, a partir desta terça-feira (13), por falta de doses do imunizante e a aplicação deve ser retomada, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), quando o município receber um novo lote de vacinas. Muitos idosos que aguardam tomar a segunda dose temem que a vacina perda a eficácia

De acordo com a secretaria, mesmo passando do intervalo de 28 dias, no caso de quem tomou a vacina CoronaVac, o efeito da primeira dose não é anulado, sendo garantido que a prioridade será aplicar a segunda dose de quem está esperando. Um estudo divulgado neste domingo (11) mostrou que eficácia da CoronaVac pode aumentar de 50,7% para 62,3% quando o espaçamento entre as doses é superior a 21 dias.

A prefeitura de Campina Grande alegou não ter recebido nenhuma dose da vacina CoronaVac para a segunda dose dos idosos de 65 a 69 anos.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES)  rebateu e afirmou que a cidade não recebeu as doses por ter feito uma permuta junto ao Ministério da Saúde de doses da CoronaVac por doses da AstraZeneca, o que ocasionou o não recebimento das primeiras doses na última remessa.
Apesar disso, a SES afirmou que na 12ª remessa de doses, o município recebeu 4,9 mil doses das duas vacinas. A Secretaria informou que na próxima quinta-feira deve receber nova remessa e envio de doses para a Rainha da Borborema.

A promotora de justiça de Defesa da Saúde em Campina Grande, Adriana Amorim, disse que é inadmissível os idosos não terem recebido a segunda dose e que o Ministério Público está acompanhando a situação para cobrar respostas. O MP marcou uma reunião para a tarde desta terça-feira para tentar resolver o problema.

SL
PB Agora

Notícias relacionadas

STF mantém vacinação contra a covid de profissionais da educação em JP

Na tarde desta segunda-feira (17), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, negou o pedido do Ministério Público Federal (MPF) pela suspensão da imunização de profissionais da educação…

Seinfra segue com limpeza da rede de galerias em vários pontos de JP

A Secretaria de Infraestrutura de João Pessoa (Seinfra) está realizando nesta terça-feira (18) trabalhos de manutenção e limpeza da rede de galerias de águas pluviais em diversos pontos da cidade.…