Por pbagora.com.br

Em um curto tempo de observação nas vias onde há faixas exclusivas para ônibus em João Pessoa foi possível flagrar a circulação de veículos de passeio e motos sem autorização expressa para trafegar nesses trechos. De 1º de janeiro a 22 de setembro deste ano foram registradas 7.216 multas aplicadas pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) pelo uso indevido dos espaços de tráfego exclusivos para ônibus. Isso representa uma média de 27 irregularidades cometidas por dia.

 

Em março de 2016, a Semob- JP liberou o uso das faixas exclusivas de ônibus para os taxistas com passageiros. A decisão foi tomada em virtude de uma reivindicação da categoria e usuários do transporte que ficavam, principalmente nos horários de rush, presos nos congestionamentos, acarretando em um gasto maior no pagamento da viagem. O trafego desse grupo foi liberado para a utilização em qualquer horário e dia da semana.

 

Conforme a Superintendência, ainda podem circular os veículos de resgate, combate a incêndio, ambulâncias, viaturas policiais e operações de trânsito caracterizados se estiverem em serviços de urgência ou atendimento na via, com sinalização sonora e iluminação intermitente.

 

No entanto, nos domingos e feriados é liberado a utilização das faixas exclusivas de ônibus por parte dos veículos particulares sem risco de multa, tendo em vista a publicação da portaria 120/2017 assinada ano passado.

 

Redação

 


Veja como adquirir a certificação digital para pessoa física sem burocracia

 

Notícias relacionadas

Covid: Paraíba registra a menor taxa de ocupação de leitos desde o início de março

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) registrou, nesta segunda-feira (19), 904 casos de Covid-19. Entre os confirmados hoje, 37 (4,09%) são casos de pacientes hospitalizados e 867 (95,90%) são…

Inscrições para concurso da PMJP recomeçam nesta segunda

Nesta segunda-feira (19), a Prefeitura de João Pessoa reabre as inscrições do concurso público para área da saúde e administrativa com mais de 600 vagas. As inscrições poderão ser realizadas…