A Paraíba o tempo todo  |

Usina Energisa destaca o talento artístico de paraibanos

O material dos artistas está disponível de forma gratuita para o público conferir na internet

Em decorrência do cenário de pandemia provocado pelo novo coronavírus, a Usina Energisa permanece fechada. Entretanto, o equipamento cultural segue cumprindo seu papel de valorizar a cultura paraibana, destacando semanalmente o trabalho de artistas da nossa terra no intuito de difundir a produção local.

Nesta semana, a Usina indica as bandas Rockcola, Zefirina Bomba e Rieg, o canal de contação de histórias infantis de Nana Vianna e as tirinhas do ilustrador Paulo Moreira. O material dos artistas está disponível de forma gratuita para que o público possa conferir na internet.

Rockcola
A banda Rockcola movimenta a cena do rock de João Pessoa desde 2015. Os músicos Marcelino Alves (bateria), Paulo Kelvson (contrabaixo), Gustavo Cássio e Fernando Borges (guitarra e voz), que formam a Rockcola, tiveram a ideia de se juntar para tocar clássicos do rock nacional das décadas de 1980 e 1990. Após alguns anos de formação, a banda se lançou no trabalho autoral e fez singles como “Jampa” (uma homenagem à capital paraibana) e “Corações Perfeitos”. As músicas podem ser ouvidas no canal da banda no YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCk66u2I5rs035sbSICSuFeA).

Zefirina Bomba
A banda Zefirina Bomba nasceu em João Pessoa no ano de 2003. Formada por um grupo de amigos, a banda mistura elementos do punk/hardcore, da poesia marginal e da cultura nordestina. Os músicos Rayan Lins (bateria), Edy Gonzaga (baixo) e Ilson Barros (vocal e violão) já se apresentaram em várias cidades brasileiras, além de terem passado por países da América Latina, América do Norte e Europa. Em sua trajetória musical, a banda lançou os discos “Noisecoregroovecocoenvenenado” (2006), “20 Minutos” (2010), “Hey Hey Mizerasound” (2014) e “4” (2016). O trabalho da Zefirina pode ser conferido no canal da banda no YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCHaFY_jVjnKuColkPmeMV2g).

Rieg
A banda Rieg foi formada em 2010, em João Pessoa, por Rieg R e Daniel Jesi. O duo possui uma discografia composta por 5 EPs e 1 álbum conceitual. A banda é marcada por uma “sonoridade retrofuturista calcada no trip-hop e no pop experimental”. Para conferir o trabalho e algumas apresentações da Rieg, basta acessar o canal da banda no YouTube (https://www.youtube.com/c/rieg).

Contação de histórias infantis
Durante o período de quarentena, uma ótima opção para aproveitar o tempo em casa com as crianças é o canal de contação de histórias infantis de Nanna Viana. Natural de João Pessoa, a brincante Nanna Viana se adaptou ao momento de crise e passou a disponibilizar no seu canal do YouTube (https://www.youtube.com/channel/UC1deHrpIoENRmkM3WlPa7lg/featured) várias historinhas, que também contém músicas e brincadeiras, o que forma um resultado chamado de “DIVERTIMUSICALIZAÇÃO”.

Ilustração
O ilustrador paraibano Paulo Moreira, que é natural de João Pessoa, é um talento na produção de tirinhas e histórias em quadrinhos com muito humor. No seu perfil profissional do Instagram (@paulomoreirap), o ilustrador disponibiliza suas tirinhas e ilustrações, que também apresentam desenhos inspirados no universo de animes e super-heróis, ou retratam algum episódio de contexto diverso que esteja repercutindo no cenário local ou nacional. Paulo já possui quatro livros publicados: “Operação Dragão Negro” (2017), “Mar Menino” (2018), “Mizera” (2018) – em parceria com o também paraibano Gabriel Jardim, e “Ana, Mosquinha e Lagatixinha” (2019).

 

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe