A Paraíba o tempo todo  |

Unidades de saúde montam esquema de funcionamento na Semana Santa

 As unidades de saúde do Estado montaram esquema especial de funcionamento para a Semana Santa. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), neste período, algumas unidades reforçarão as equipes; outras funcionarão em horários especiais ou continuarão trabalhando normalmente.

 

A SES-PB, por meio da Gerência de Vigilância em Saúde, estará com equipe de plantão para receber possíveis ocorrências sobre notificação de doenças imediatas, que pode ser feita por meio dos telefones (083) 3218-7331 / 3218 7317 / 8828-2522 / 08002810023. Além disso, fica disponível a escala de trabalho da coordenação de Imunizações da SES para as demandas de avaliação de atendimento antirrábico e/ou outros imunobiológicos para o feriado da Semana Santa e finais de semana do mês de abril/2015. “O objetivo é manter as ações de vigilância diante de um feriado tão prolongado”, informou a gerente executiva de Vigilânciaem Saúde da SES, Renata Nóbrega.

 

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, preparou uma estrutura especial para o feriado da Semana Santa. Para isso, vai receber um reforço de 30% na equipe médica e multidisciplinar, já a partir desta quinta-feira (2) até as primeiras horas da segunda-feira (6).

 

De acordo com o diretor técnico da instituição, Edvan Benevides, foi montado um planejamento de ação para o feriado da Semana Santa. “A equipe técnica do hospital realiza reuniões antes de cada feriado com o objetivo de atender da melhor forma possível os nossos pacientes”, informou o diretor. Ele ressaltou, ainda, a importância da doação de sangue. “Para mantermos o estoque no período da Semana Santa, temos que apelar para a sensibilidade das pessoas”, disse.

 

Já no Hospital General Edson Ramalho, na Capital, o funcionamento será normal. A parte de atendimento ambulatorial e consultas fecha na quinta e retorna na segunda-feira, dia 6 de abril. “Urgência, emergência, maternidade, laboratórios, raio-x e vários outros setores do hospital seguem suas atividades normalmente”, informou o diretor administrativo, major Pontes.

 

O Hospital Clementino Fraga, em João Pessoa, funciona durante 24h em todo o feriado e final de semana. Já o ambulatório segue com as atividades até esta quarta-feira (1º).

 

A Maternidade Frei Damião, em João Pessoa, funcionará normalmente durante todo o feriado. A parte administrativa da unidade estará fechada da quinta-feira (2) até a segunda-feira (6), porém com um funcionário de plantão.

 

O Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer (CEDC), por atender demandas encaminhadas pelos Postos de Saúde da Família (PSFs), fechará na quinta-feira (2) e retorna com as atividades na segunda-feira (6).

 

Os postos de coleta de leite das maternidades do Estado estarão abertos durante 24h em todo o feriado e final de semana. Já os bancos de leite do Estado estarão fechados. “A liberação do leite para as unidades já está fechada para todo o feriado. Mamães e bebês que precisam das doações podem ficar tranquilos”, disse a diretora do Banco de Leite Humano Anita Cabral, Thaise Ribeiro.

 

O Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira funcionará normalmente, exceto pelo seu ambulatório, que fechará na quinta-feira (2) e retornará às atividades normais na segunda-feira (6).

 

O Centro de Atenção Psicossocial (Caps AD III – álcool e drogas) também funcionará normalmente. De acordo com a diretora da unidade, Marileide Martins, o Caps AD III estará aberto também para o público em geral, com as atividades dos grupos terapêuticos, que são formados por psicólogos, enfermeiros, arte-educadores e assistente social. As atividades terapêuticas são realizadas das 6h as 22h.

 

Por sua vez, o Hemocentro de João Pessoa funcionará até às 13h na quinta-feira (2) e na sexta-feira (6) será fechado. No sábado retorna ao horário normal – das 7h às 17h. Já em Campina Grande, o Hemocentro fechará na quinta (2) e na sexta-feira (3). No sábado (4), funcionará das 7h às 12h30. O atendimento ao paciente e a distribuição de bolsas de sangue, entretanto, funcionam 24h.

 

No Hospital Regional de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga, em Campina Grande, a equipe será a mesma de dias considerados normais, durante 24 horas. “Trabalhamos em esquema especial todo o tempo. Somos a maior unidade em toda a Paraíba, o maior movimento de todo o Estado”, explicou o diretor geral, Geraldo Medeiros.

 

O Hospital Regional de Pombal vai funcionar normalmente durante 24h. Além da equipe de plantão, outros seis funcionários ficarão em sobreaviso para alguma eventualidade, incluindo profissionais da administração.

 

No município de Cajazeiras, o Hospital Regional e a Maternidade terão plantões normais das equipes de saúde e uma dupla de coordenadores estará de plantão para dar suporte à área administrativa (agilizando procedimentos e facilitando possíveis substituições de médicos, por exemplo).

 

Já no Hospital Regional de Sousa Deputado Manoel Gonçalves de Abrantes, a urgência, emergências e internações funcionarão durante 24h. A administração contará com dois profissionais em regime de plantão. “Nesta época do ano, observamos que o número de acidentes automobilísticos aumenta, especialmente em virtude do uso de bebidas alcoólicas. Nossa equipe de profissionais segue a mesma, entre médicos, técnicos de enfermagem e enfermeiros”, disse a diretora administrativa da unidade, Fabiana Ferreira.

 

No Hospital Regional de Patos as equipes trabalharão normalmente, em regime de plantão, 24h. Os setores burocráticos estarão fechados na quinta-feira (2). “Teremos equipes de plantão na urgência, emergência e traumato-ortopedia, principal foco dos atendimentos, tendo em vista que nesta época aumenta a quantidade de acidentes de moto e carro”, comentou a diretora administrativa, Liliane Abrantes de Sena.

 

Ainda em Patos, a Maternidade Peregrino Filho, como funciona em caráter de urgência, segue normalmente com as atividades, durante 24h. A administração fecha na quinta (2) e na sexta-feira (3).

 

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) – Santa Rita, Guarabira, Cajazeiras e Princesa Isabel – funcionarão normalmente durante 24h.

 

Secom-PB

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe