A Paraíba o tempo todo  |

UFPB procura soluções para Construção Civil

Universidade promove, na terça-feira (20), seminário “Soluções para Empresas de Projeto” que tematiza experiências e gestão das empresas na área da construção

O mercado da construção civil paraibano terá uma oportunidade única na próxima terça-feira (20) para debater soluções e experiências, quando a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) estará promovendo o seminário “Soluções para empresas de Projeto- João Pessoa”. O professor Claudino Lins, do departamento de Engenharia de Meio Ambiente da UFPB,informou que o evento pretende promover a correta gestão e otimização dos projetos como forma de elevar a qualidade dos projetos desenvolvidos. “É um evento fundamental para as empresas de projeto e consultoria da construção civil”, completou.

 

O seminário Soluções para Empresas de Projeto – João Pessoa terá início às 8h, no Centro Cultural Unipê. Organizado pela UFPB, por meio dos Centros de Ciências Aplicadas e Educação (Campus Litoral Norte) e Centro de Tecnologia (Campus João Pessoa), o evento contará com uma palestra do professor da Universidade de São Paulo (USP), Silvio Burrattino Melhado, às 9h30. Ele debaterá “Uma experiência de trabalho conjunto entre empresas de projeto e a Universidade na implementação de modelo de gestão”.

 

Logo após, às 10h30, será discutido “O Papel do projeto no setor da construção civil e a importância da gestão das empresas de projeto enquanto elo da cadeia produtiva”. Esse tema será desenvolvido pelos professores Otávio de Oliveira (Unesp); por Irenaldo Quintans, representante do Sindicato da Construção Civil de João Pessoa (Sinduscon-JP);Paulo Láercio Vieira (Crea-PB); Claudino Lins, professor da UFPB; Cristina Evelise (IAB-PB) e George Cunha (Sinaenco).

 

No período da tarde, a partir das 14 horas, a professora Mônica Santos Salgado, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), fará uma palestra sobre “Estratégia para a gestão de projetos nas empresas”. Logo após, às 15 horas, será debatida “A Formação de Gestores e coordenadores de projetos”. Os professores Silvio Burratino Melhado (USP), Paulo Andrey (UFMG0, Márcio Fabrício (EESC/USP), Claudino Lins (UFPB) e Otávio de Oliveira (Unesp) discutirão a proposta de um curso de Pós-Graduação.

 

No final da tarde, às 17 horas, o professor Paulo Andery (UFMG) e a professora Flávia Rodrigues Souza (USP) apresentam o painel “A implementação de modelos de gestão nas empresas de projeto em São Paulo e Minas Gerais: expectativas, dificuldades, estratégias, mudanças e experiências”. O seminário “Soluções para Empresas de Projeto – João Pessoa” terá o último painel, às 18 horas, com “Experiências durante o Programa de Desenvolvimento Gerencial para Empresas de Projeto”, desenvolvido pela professora Flávia Rodrigues Souza (USP)e representantes das Empresas Agres, Arqmate, CiaArq e Core.

 

 

UFPB é pioneira

 

 

O professor Claudino Lins lembrou que no contexto da gestão de projetos e da gestão das empresas de projeto, a UFPB assume uma posição pioneira no desenvolvimento do conhecimento no Estado da Paraíba, na medida em que fomenta e desenvolve pesquisas que norteiam toda a cadeira da construção civil. Nesse cenário, de acordo com o professor, essas pesquisas podem mostrar quais as posturas que as empresas podem adotar na realidade do mercado aquecido e há cada dia mais mecanizado. “É um mercado onde os processos artesanais dão lugar às atividades seriadas e bem planejadas que buscam integrar os processos da construção em um processo industrial de montagem de maneira a alcançar maior produtividade”, completou.

Ascom UFPB

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe