A Paraíba o tempo todo  |

Tudo de cor para você comemora 12ª edição e colore João Pessoa

“TUDO DE COR PARA VOCÊ” COMEMORA 12ª EDIÇÃO E COLORE JOÃO PESSOA
 

Diversas áreas da capital paraibana tiveram suas fachadas completamente transformadas pela iniciativa da Coral

João Pessoa, 4 de junho de 2012 – João Pessoa, na Paraíba, foi o mais novo destino eleito para receber as cores do maior projeto socioambiental da Coral, o “Tudo de cor para você” (TDC), que desembarcou em 1º de junho na cidade. Diferentes áreas da capital paraibana foram contempladas pelo projeto, que desde 2009 colore diversas regiões do Brasil. Os locais receberão novas cores que prometem levar mais alegria aos moradores e turistas da região. Ao final do dia, a celebração de entrega da iniciativa foi embalada pelos sucessos de Daniela Mercury, que além de ser uma admiradora da cultura e costumes locais, possui grande engajamento social sendo, inclusive, madrinha desta edição do projeto.

 

“Colocar em prática a nossa missão de levar, por meio das cores, alegria para a vida das pessoas é a nossa maior motivação e ver no olhar de cada pessoa o poder de transformação que as cores possuem é o que nos impulsiona para seguir com este, que é o maior projeto socioambiental da Coral.
 

Além disso, o Nordeste é uma região de extrema importância para o nosso mercado. Não por acaso, essa já é a 5ª edição do Projeto na região,” comemora Jaap Kuiper, Presidente da AkzoNobel Tintas

Decorativas para América Latina.

#tudodecorparajoaopessoa

Conforme o próprio presidente adianta, João Pessoa não foi escolhida por acaso para receber o Tudo
de cor para você. Além de ser uma cidade de grande riqueza cultural e reconhecida por suas belas
praias e paisagens, houve uma grande mobilização de internautas nas redes sociais após um dos  integrantes do Varadouro Cultura – uma rede de empreendimentos criativos atuantes no Centro Histórico da cidade iniciar uma campanha nas mídias digitais com a hashtag #tudodecorparajoaopessoa que, na ocasião, foi trending topics na cidade.
 

“Essa foi a primeira vez que a comunidade local se engajou de tal forma para que o nosso projeto visitasse a sua cidade. Isso demonstra a força e a relevância que o projeto conquistou e demonstra que estamos no caminho certo, em sintonia com os anseios da sociedade”, revela Benito Berretta,
Diretor de Marketing da AkzoNobel Tintas Decorativas para a América Latina.
João Pessoa em cores
 

Cerca de 5 mil litros de tinta em mais de 70 tons, que variam das famílias dos verdes, vermelhos e azuis, além de tons terrosos, foram selecionados para colorir e transformar os mais de 40 imóveis localizados em diferentes áreas da cidade, entre elas o centro histórico – Praça Anthenor Navarro, o Largo São Frei Pedro Gonçalves e um trecho da Rua Maciel Pinheiro, incluindo o prédio da Associação Comercial. Para isso, foram realizados estudos fotográficos e históricos em parceria com a COPAC – Coordenadoria do Patrimônio Cultural de João Pessoa e o IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – que identificaram os tons que já fizeram parte da história regional, como, por exemplo, o Branco Neve e derivações da cor Cromo, cores da Igreja de São Frei Pedro Gonçalves que serão renovadas com o projeto.

O verde é representado por tons que variam do “Hortelã” ao “Castelo dos Duendes”, verde este, que
já rendeu ao município o título de cidade mais arborizada do mundo. As águas de João Pessoa também são representadas por essa família com o tom “Cheiro do Mar”. Já as falésias, que são grandesconhecidas das praias de João Pessoa, são associadas aos tons terrosos, nas cores “Jazida
Ouro” e “Vime”.

A cidade, que está localizada na Ponta do Seixas – ponto mais oriental das Américas – é conhecida
como o lugar onde o Sol nasce primeiro. O Sol, por sua vez, tem destaque especial na paleta de cores,
e é representado por tons como “Sol Esplêndido” e “Amarelo Peruano”. Por fim, o vermelho, representado pelos tons “Coral Vermelho” e “Atmosfera Romântica”, alegra ainda mais a cidade e estimula a efervescência cultural do local.

 

 

Mutirão de pintura
 

O tradicional mutirão de pintura foi realizado no centro histórico da cidade e marcou todo o processo
de renovação. Para criar esta verdadeira onda de cor, mais de 250 pessoas entre colaboradores,
voluntários, clientes, pintores, aprendizes e moradores marcaram presença. O encontro contou, ainda,
com a presença do Presidente da AkzoNobel Tintas Decorativas para a América Latina, JaapKuiper,da madrinha do projeto na cidade, a cantora Daniela Mercury e do prefeito de João Pessoa, José Luciano Agra de Oliveira.

A edição do “Tudo de cor para João Pessoa” capacitou 30 aprendizes da comunidade que já estão
aplicando sua nova qualificação profissional durante os trabalhos de pintura na cidade. “Capacitar e
preservar são alguns dos pilares que nos guiam, por isso, para nós é de grande valia deixar nosso legado e contribuir hoje, para um amanhã melhor” exalta Marcelo Abreu, Gerente de Marketing Institucional
 

daAkzoNobel e do projeto Tudo de cor para você. Com João Pessoa, o projeto contabiliza mais de 330 profissionais formados pela iniciativa.

 

Celebrações agitaram o dia
 

Para celebrar as transformações que o “Tudo de cor para você” está proporcionando a João Pessoa, a Coral ofereceu, no mesmo dia, à noite, a todo o público uma grande festa, com abertura do artista local Escurinho, seguida pela entrega dos diplomas aos formandos que participaram da capacitação como pintores. E para fechar com chave de ouro, a madrinha da 12ª edição fez o show de encerramento, agitando a cidade com hits já consagrados como o “Canto da Cidade” e “Maimbê”, que compõem o espetáculo Canibália. As apresentações aconteceram, gratuitamente, no Busto de Tamandaré, entre as praias do Tambaú e Cabo Branco.
A cantora, que é reconhecida por seu grande engajamento social, acredita no poder que a cor tem
 

para transformar a vida das pessoas e explicou sua participação como madrinha do “Tudo de cor para você”: “as cores se manifestam em festa, emluz, em alegria, em saudade, em louvações; assim como a música, que nos remete a intenções, paixões e fazem conexões entre nós e nosso sentimento”, apregoa Daniela.

João Pessoa, cidade cheia de história

Desde sua fundação pelos espanhóis no final do século XVI, João Pessoa se dividiu entre a Cidade
Baixa e a Cidade Alta. A Cidade Baixa é conhecida por suas grandes ladeiras e abrigou o Porto do
Capim, responsável pelas economias que anteriormente provinham dos engenhos de cana de açúcar.
A área também serviu de inspiração para o famoso pintor holandês Frans Post.

 

A Cidade Alta, por outro lado, com suas ruas retas, contempla os principais pontos religiosos da
cidade, tais como a Santa Casa de Misericórdia, as Ordens Franciscana, Beneditina, entre outras.

O Complexo Franciscano merece atenção especial, pois é o símbolo da arte barroca nas colônias portuguesas e na arquitetura com seus detalhes e ornamentos de pedra calcária, além do forte colorido das pinturas nos tetos que também podem ser vistos nas Igrejas do Carmo e da Misericórdia.

 

O centro histórico de João Pessoa foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba – IPHAEP em 1982 e também pelo instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 2007 o que reforça a grande importância que o local tem para a história brasileira.

 

A edição, na cidade de João Pessoa, conta com o apoio da Prefeitura, por meio da COPAC, do Governo
por meio da Secretaria de Cultura da Paraíba, bem como do IPHAN, IPHAEP e da loja Mundo das
Tintas.

Tudo de cor para João Pessoa em números:

• 30 pintores capacitados

• Mais de 70 cores
 

• 5 mil litros de tintas

Sobre o “Tudo de cor para você”
 

Iniciado em agosto de 2009, o “Tudo de cor para você” é o principal projeto socioambiental da AkzoNobel.
Mais de 370 mil litros de tintas já foram usados para renovar mais de dois mil imóveis em comunidades
de diferentes regiões do país, localizadas em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Olinda, Porto Alegre, Ouro Preto, Porto Seguro, Florianópolis, Fortaleza e Paraty. A iniciativa, entretanto, não se restringe a levar cores para praças do Brasil inteiro.

O combate à degradação de áreas e patrimônios históricos promove alegria, descontração e une moradores, voluntários e mais de mil funcionários em uma grande onda de pintura e conservação das áreas escolhidas. O projeto oferece, ainda, treinamento e capacitação a pintores que residem nas regiões beneficiadas, totalizando mais de 300 profissionais formados pelo projeto. Desta forma, fecha-se um ciclo sustentável que resulta no aumento da autoestima e da cidadania da comunidade. Em 2011, o “Tudo de cor para você” foi um dos cases vencedores do Prêmio Marketing Best Sustentabilidade, que reconhece as melhores práticas sustentáveis das companhias no país.

 

Sobre a Coral
 

A Coral, reconhecida por sua excelência em inovação, tecnologia e satisfação de seus clientes, é uma
das marcas de tintas mais conhecidas do Brasil. A expertise em cores da Coral resultou no desenvolvimento pioneiro de ferramentas que auxiliam na escolha e combinação de tons, como o Simulador de Ambientes (oferecido no www.coral.com.br); o Colour Futures, estudo internacional de tendências de cores e o Ideia Card, guia de combinações de tonalidades. Além disso, a Coral também marca presença nas mídias digitais, como no twitter(@TintasCoral) e no Facebook (/TintasCoral). Outras plataformas do universo digital: o Blog Coral – ferramenta que tem como proposta aproximar os apaixonados por decoração das novidades do mundo da cor, e o Clique&Decore – simulador interativo de ambientes, com mais de duas mil opções de tons para colorir os mais diversificados espaços.
 

A marca Coral tem a paleta mais completa do mercado, com 2.016 cores, e é a única que, além de códigos, traz os nomes de todas as cores. Graças à postura inovadora, consolidou-se como geradora
de tendências, ultrapassando as fronteiras da indústria química e se posicionando como uma marca
também presente nas áreas de arquitetura, decoração, design e moda. Desde 2008, a Coral faz parte
da Divisão de Tintas Decorativas do Grupo AkzoNobel, multinacional de origem holandesa, maior empresa de tintas decorativas do mundo.

 

Sobre a AkzoNobel

A AkzoNobel é a maior companhia global de tintas e revestimentos e uma das principais fabricantes
de especialidades químicas. A empresa fornece produtos inovadores para indústrias e consumidores
no mundo inteiro e trabalha com paixão no desenvolvimento de soluções sustentáveis para seus  clientes.
 

O portfólio inclui marcas como Coral, Eka, Wanda, Dulux, Sikkens e International. Com sede em Amsterdã, na Holanda, é classificada como uma das companhias do Global Fortune 500 e ocupa posição
 

de destaque na área de Sustentabilidade. Com operações em mais de 80 países, seus 55 mil colaboradores no mundo inteiro estão comprometidos com a excelência e com o cumprimento da filosofia “As Respostas do Amanhã Hoje” (Tomorrow’sAnswersToday™).

 

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe