O  Tribunal Superior Eleitoral ( TSE )  lançou na quinta-feira uma página em seu site para divulgar informações sobre notícias falsas divulgadas em redes sociais. O objetivo é  ajudar a esclarecer o eleitor brasileiro divulgando notíicas corretas como forma de  combater a desinformação. Os dados podem ser acessados na sessão Esclarecimento sobre informações falsas .

Entre os assuntos apresentados na página, constam boatos de que 7,2 milhões de votos foram anulados pelas urnas e o de que a urna autocompleta o voto para presidente quando o eleitor seleciona a tecla “1”. As informações também foram divulgadas pela checagem do Grupo Globo, o “Fato ou Fake”. 

Também constam na página, informações sobre notícias falsas de anulação de votos pela Justiça Eleitoral, de garis transportando urnas e de eleitores que não conseguiram votar.

O TSE também apresenta links de checagem de notícias sobre o assunto. Segundo o tribunal, a proposta é alertar para os riscos da desinformação e que o eleitor faça o compartilhamento consciente e responsável de mensagens nas redes sociais.

O tribunal informa que até o momento, nenhuma ocorrência de violação à segurança do processo de votação ou de apuração realizado durante as eleições 2018 foi confirmada ou comprovada.  Também  afirma que  encaminha todos o relatos de irregularidades que chegam para verificação por parte dos órgãos de investigação, especialmente Ministério Público Eleitoral e Polícia Federal.

O Globo

 


Veja como adquirir a certificação digital para pessoa física sem burocracia

 

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Secretário da PB critica posicionamento de Bolsonaro que voltou atrás na criação do Ministério de Segurança Pública

Após o presidente Jair Bolsonaro voltar atrás e dizer que pelo menos por enquanto, a chance da recriação do Minsitério da Segurança Pública é “zero”, o secretário da área na…

Cadela que seguiu dono com câncer até hospital está com a mesma doença

Uma cadela que seguiu o dono com câncer até o Hospital Napoleão Laureano – que é referência no tratamento da doença em João Pessoa – e aguardou o tratamento na…