A Paraíba o tempo todo  |

TSE lança página na internet para esclarecer ‘fake news’

O  Tribunal Superior Eleitoral ( TSE )  lançou na quinta-feira uma página em seu site para divulgar informações sobre notícias falsas divulgadas em redes sociais. O objetivo é  ajudar a esclarecer o eleitor brasileiro divulgando notíicas corretas como forma de  combater a desinformação. Os dados podem ser acessados na sessão Esclarecimento sobre informações falsas .

Entre os assuntos apresentados na página, constam boatos de que 7,2 milhões de votos foram anulados pelas urnas e o de que a urna autocompleta o voto para presidente quando o eleitor seleciona a tecla “1”. As informações também foram divulgadas pela checagem do Grupo Globo, o “Fato ou Fake”. 

Também constam na página, informações sobre notícias falsas de anulação de votos pela Justiça Eleitoral, de garis transportando urnas e de eleitores que não conseguiram votar.

O TSE também apresenta links de checagem de notícias sobre o assunto. Segundo o tribunal, a proposta é alertar para os riscos da desinformação e que o eleitor faça o compartilhamento consciente e responsável de mensagens nas redes sociais.

O tribunal informa que até o momento, nenhuma ocorrência de violação à segurança do processo de votação ou de apuração realizado durante as eleições 2018 foi confirmada ou comprovada.  Também  afirma que  encaminha todos o relatos de irregularidades que chegam para verificação por parte dos órgãos de investigação, especialmente Ministério Público Eleitoral e Polícia Federal.

O Globo

 


Veja como adquirir a certificação digital para pessoa física sem burocracia

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe