O  Tribunal Superior Eleitoral ( TSE )  lançou na quinta-feira uma página em seu site para divulgar informações sobre notícias falsas divulgadas em redes sociais. O objetivo é  ajudar a esclarecer o eleitor brasileiro divulgando notíicas corretas como forma de  combater a desinformação. Os dados podem ser acessados na sessão Esclarecimento sobre informações falsas .

Entre os assuntos apresentados na página, constam boatos de que 7,2 milhões de votos foram anulados pelas urnas e o de que a urna autocompleta o voto para presidente quando o eleitor seleciona a tecla “1”. As informações também foram divulgadas pela checagem do Grupo Globo, o “Fato ou Fake”. 

Também constam na página, informações sobre notícias falsas de anulação de votos pela Justiça Eleitoral, de garis transportando urnas e de eleitores que não conseguiram votar.

O TSE também apresenta links de checagem de notícias sobre o assunto. Segundo o tribunal, a proposta é alertar para os riscos da desinformação e que o eleitor faça o compartilhamento consciente e responsável de mensagens nas redes sociais.

O tribunal informa que até o momento, nenhuma ocorrência de violação à segurança do processo de votação ou de apuração realizado durante as eleições 2018 foi confirmada ou comprovada.  Também  afirma que  encaminha todos o relatos de irregularidades que chegam para verificação por parte dos órgãos de investigação, especialmente Ministério Público Eleitoral e Polícia Federal.

O Globo

 


Veja como adquirir a certificação digital para pessoa física sem burocracia

 

Total
0
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Litoral da PB tem seis praias impróprias para banho; maré alcança 1,9 m

O Litoral paraibano tem seis praias impróprias para banho neste final de semana segundo o relatório divulgado pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema). Os trechos estão distribuídos entre…

Mulher de 40 anos é morta a tiros em João Pessoa e polícia procura suspeito

Mais um crime contra a mulher foi praticado na Paraíba. A vítima foi morta a tiros na madrugada deste sábado (24), em João Pessoa. De acordo com a Polícia Militar,…