A Paraíba o tempo todo  |

Trotes para Samu de CG caem pelo quarto ano seguido

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu de Campina Grande registrou mais uma queda no número de falsos chamados de socorro. Em 2017 foram recebidas 51.771 falsas ligações, enquanto que em 2016 foram registrados 63.625 trotes.

No comparativo com os números desde 2013, a queda é ainda maior. Naquele ano foram 235.956 tentativas de enganar a equipe com ocorrências para pacientes inexistentes. A redução total é de 78,06%.

O número de trotes começou a cair a partir de 2014, quando o serviço implantou o “Samu na Escola”, programa que leva conscientização para crianças de toda a cidade a respeito da importância do Samu e da necessidade de evitar os trotes.

Os profissionais perceberam que a maior parte das “brincadeiras” partia de crianças e quase sempre no horário do intervalo escolar. Por isso, o Núcleo de Educação Permanente criou o projeto.

Os profissionais levam oficinas sobre primeiros socorros, dicas de segurança e saúde para a sala de aula durante uma semana para crianças de 8 a 12 anos de idade. De acordo com os organizadores, muitos dos estudantes já relataram ter ligado para o Samu para informar uma falsa ocorrência.

“Com esse programa nós temos conseguido conscientizar a classe estudantil da seriedade do trabalho e o resultado tem sido muito positivo, como podemos observar. Além de evitar trotes com essa medida educativa, eles também recebem orientações e informações sobre saúde, cidadania e noções de primeiros socorros”, destacou Loyane Figueiredo, Coordenadora do NEP-Samu.

O “Samu na Escola” volta às atividades na próxima semana na Escola Carmela Veloso, no bairro de Bodocongó. O programa já recebeu uma ambulância específica para o trabalho com as crianças e já foi destaque nos canais de comunicação do Governo Federal e em vários eventos promovidos pelo Ministério da Saúde.

 

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe