Por pbagora.com.br

 O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargador Saulo Benevides, disse ontem à tarde, em Campina Grande, que a segurança das eleições deste ano é uma das preocupações da Corte, mas só haverá a convocação de tropas federais se houver um fato grave durante a campanha ou omissão das forças policiais nos municípios. A declaração foi feita durante entrevista, após proferir palestra sobre Perspectiva das Eleições 2014, no auditório da Justiça Federal.

“Em tese, nós não convocaremos de início tropas federais. Estas, segundo o entendimento do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), só podem participar do processo eleitoral quando há um fato mais grave e quando há uma falha ou omissão da força pública dos Estados”, explicou Saulo Benevides, que anuncia a realização de três reuniões nas próximas semanas com os comandos das polícias Militar, Civil e Federal, em João Pessoa, Campina e Patos, com a participação de juízes e promotores eleitorais para discutir a segurança do pleito.

Nas eleições municipais de 2012, as tropas federais auxiliaram as políciais na segurança do pleito em Campina, Patos e Alhandra. Nas eleições estaduais de 2010, o Exército atuou nas eleições em Sousa, Patos, Guarabira, João Pessoa e Campina. “Espero que as eleições possam ocorrer dentro da normalidade na Paraíba“, pontuou Benevides.

Biometria- Ainda na entrevista, Saulo Benevides anunciou que, após as eleições de outubro deste ano, o TRE vai recomeçar o recadastramento biométrico. Até 2018, a meta é promover a revisão em 200 municípios e chegar a 100%, ou seja, 223 cidades. “Nós pretendemos, após as eleições, começar os trabalhos nos demais municípios para que a Paraíba tenha 100% do eleitorado com biometria realizada. A identificação do eleitor por meio da biometria dá mais segurança ao processo eleitoral”.

Jornal da Paraíba

Notícias relacionadas

CMJP aprova organização básica dos órgãos da Administração Municipal

Ainda foram aprovados um Projeto de Resolução (PR), um Projeto de Decreto Legislativo (PDL)) e quatro Projetos de Lei (PLs) sobre denominação de ruas. A Câmara Municipal de João Pessoa…

Covid: 27 pessoas morreram nas últimas 24h; JP lidera registros de novos casos

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) registrou, nesta terça-feira (13), 1.272 casos de Covid-19. Entre os confirmados hoje, 99 (7,78%) são casos de pacientes hospitalizados e 1.173 (92,21%) são…