A Paraíba o tempo todo  |

Trauma realiza campanha de doação de sangue nesta 5ª

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, realiza, nesta quinta-feira (14), a Campanha de Doação de Sangue ‘Vida por Vidas’, com o objetivo de aumentar o estoque de sangue da unidade de saúde, e despertar na população o desejo de ser um doador permanente. A ação acontece no estacionamento da Recepção Administrativa da unidade hospitalar das 8h até às 17h, em parceria com o Hemocentro da Paraíba, Maçonaria Paraibana, Clube de Motos Bodes do Asfalto e CVB-PB.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Estágio, Capacitação e Eventos (Nece), Efigênia Lino, o hospital necessita de muitas bolsas de sangue diariamente, já que atende pacientes com perfis de média e alta complexidade. “Nós, que fazemos parte do hospital, sabemos da necessidade de abastecimento dessa grande instituição, por isso sempre promovemos campanhas internas e externas para solicitar doadores”, ressaltou.

De acordo com o presidente da Cruz Vermelha Paraíba (CVB/PB), Sílvio Guerra, todos que estiverem aptos à doação podem comparecer à instituição. “Estamos cientes da importância da doação de sangue para uma unidade hospitalar, por isso contamos com a participação massiva da população pessoense e os colaboradores da instituição, para essa grande ação de solidariedade”, frisou.

A diretora do complexo hospitalar, Sabrina Bernardes, explicou que, com a proximidade do feriado de outubro, os bancos de sangue do Brasil inteiro costumam ficar com estoques baixos em função da queda nas doações. “Dependendo da gravidade do paciente, ele pode necessitar de três a 20 bolsas de sangue. Para mantermos o estoque, temos que apelar para a sensibilidade das pessoas, pois todos nós, eventualmente, podemos necessitar de uma transfusão em caráter de emergência”, explicou a diretora.

Para os interessados em doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. Não é necessário estar em jejum; é preciso evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e o consumo de bebidas alcoólicas 12 horas antes.

A coleta de sangue pode durar até dez minutos. O doador tem que fazer um cadastro com documento oficial com foto e responder um questionário para que seja avaliada possível situação ou doença impeditiva. O doador também será examinado por um profissional de saúde para avaliação de pessoas com alto risco de transmissão de doenças pelo sangue. O Hemocentro lembra que não há risco de contrair doenças doando sangue e que, após a doação, a pessoa receberá um lanche e informações sobre cuidados básicos após a coleta.

Serviço:

Local: Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena

Data: 15 de setembro;

Horário: 8h às 17h;



Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe