A Paraíba o tempo todo  |

Trauma/JP utiliza a Gameterapia no tratamento de reabilitação motora

Os pacientes internos no Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena vem utilizando a Gameterapia no tratamento de reabilitação motora. A técnica consiste na utilização dos jogos eletrônicos na execução dos movimentos. A instituição é a primeira unidade de saúde pública do Estado da Paraíba a usar a ferramenta.

A diretora geral da unidade de saúde, Sabrina Bernardes fala sobre a técnica e destaca as contribuições dela nos tratamentos aos politraumatizados. “Somos referência no tratamento de pacientes com múltiplas lesões, destacando as ortopédicas, e a técnica promove a realização do tratamento por meio do lazer, de forma lúdica, quebrando a rotina dos internos, contribuindo em uma reabilitação física e mental eficaz”, pontuou. 

De acordo com a coordenadora do setor de fisioterapia do hospital, Kamila Marinho, a realidade virtual vem somar aos métodos de tratamento do paciente sequelado. “Os pacientes adeptos a gameterapia demonstram excelentes resultados tornando a recuperação muito mais leve e até mesmo divertida. Além disso, usamos o game como um aliado, pois conseguimos trabalhar força, coordenação, equilíbrio, dentre outros, de forma mais dinâmica e interativa”, explicou.

Os jogos de realidade virtual podem ser de temática esportiva, dança e de aventura, estimulando o paciente a realizar os mais diversos movimentos. Todas as atividades são orientadas por um fisioterapeuta, que avalia as necessidades de movimento do paciente, respeitando seus limites e incentivando-o a superá-los com responsabilidade.

Para a fisioterapeuta Natália Magalhães o tratamento através de jogos é diferente da terapia convencional, pois através dele é possível mensurar a resposta de quem o pratica. “Você consegue observar claramente a evolução do paciente durante as sessões,” destacou. 

 A gameterapia é uma ferramenta lúdica que traz muitos benefícios cognitivos, motores e emocionais, o mesmo não substitui outras práticas terapêuticas, porém complementa o tratamento, uma vez que leva os pacientes assistidos para outra realidade, saindo um pouco da terapia convencional.

Dentro dos benefícios da técnica destacam-se: aumenta a habilidade funcional, treina o equilíbrio dinâmico,aprimora o controle de tronco, melhora a coordenação motora, fortalece a musculatura, incrementa a resistência muscular, estimula a atividade cerebral, eleva o nível de atenção, melhora a orientação espacial. 

 

Redação

 


Leia mais notícias sobre o mundo jurídico no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe