A Paraíba o tempo todo  |

Tradição e respeito à Pátria marcam 7 de setembro em Cabedelo

A tradição secular de participar e assistir aos desfiles cívico-militares no dia 7 de setembro passa de geração em geração e continua atraindo milhares de famílias em Cabedelo. Prova disso foi o evento desta sexta-feira (7), que reuniu milhares de pessoas ao longo da BR-230 para acompanhar os pelotões que, um por um, passavam espalhando cores, beleza, patriotismo e mensagens à população.

O desfile, organizado pela Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), através da Secretaria de Educação (Seduc), marcou o encerramento da Semana da Pátria e percorreu por 1,5 km nas avenidas Pastor José Alves de Oliveira e Duque de Caxias. Por lá, passaram dezenas de organizações militares, unidades escolares (públicas e privadas) e associações, além de ONGs, grupos culturais e religiosos. Todos acompanhados por dezenas de bandas marciais que abrilhantaram ainda mais o evento.

O prefeito Vitor Hugo realizou as tradicionais cerimônias de revista às tropas e hasteamento dos pavilhões municipal, estadual e nacional ao lado de autoridades das Forças Armadas Brasileiras antes do desfile começar. Na ocasião, estiveram presentes o major Rômulo Ravázio, representante do I Grupamento de Engenharia do Exército Brasileiro; o capitão Edvaldo Santos, subcomandante da I Companhia Independente de Bombeiro Militar da Paraíba; o capitão de corveta Alessandro Freitas, representante da Capitania dos Portos da Paraíba; e o capitão Naticleiton Francisco, comandante da Força Tática da corporação e representante da 6ª Cia Independente de Polícia Militar.

“Essa data é importante para todo cidadão brasileiro porque relembra o fortalecimento da nossa democracia, que foi conseguida com muito sacrifício. Com o apoio da Secretaria de Educação e de todos os funcionários públicos municipais, pudemos apresentar, neste 7 de setembro, um grande evento cívico. Oferecer à população eventos com qualidade e segurança, e a cada ano melhorar em termos de organização são – e sempre serão – nossas metas”, destacou Vitor.

No percurso, passaram 20 bandas marciais, 28 instituições de ensino, 7 unidades militares e 4 grupos representantes da sociedade civil. Todas as escolas municipais, estaduais e particulares de Cabedelo, que não haviam participado no desfile do Renascer. No cortejo, ainda estiveram envolvidas 20 Bandas Marciais e 7 representantes militares, a exemplo do 1º Grupamento de Engenharia e Construção, a Marinha do Brasil, a Polícia Militar da Paraíba, o Corpo de Bombeiros e a Guarda Municipal de Cabedelo. Além deles, também participaram do desfile a Defesa Civil do Município, a Guarda Civil Municipal com os seus pelotões, o Centro de Convivência do Idoso (CCI), o Ballet Municipal; o Ministério Jovem da Igreja Adventista do 7º dia e a Igreja Evangélica Assembleia de Deus.

Ao final do desfile, a secretária de Educação, Priscila Dias, falou sobre a organização do evento.

“Em uma palavra, eu resumo: Brilhante! Estão todos de parabéns. Todas as escolas belíssimas, todas as representações belíssimas e nós da Seduc estamos muito orgulhosos de poder apresentar ao município de Cabedelo um desfile cívico desse nível. Somos muito agradecidos à população pela presença que só fez tornar tudo mais perfeito ainda”, exclamou a secretária.

Homenagens – Cores, fantasias, adereços, determinação e muita alegria não faltaram aos grupos e às pessoas que desfilaram. As unidades escolares apresentaram diversos temas e homenagens, atraindo a atenção do público presente. Vários deles lembraram de forma criativa os projetos educacionais que são desenvolvidos em salas de aula. Também  apresentaram temas que educam e sensibilizam a população, como acessibilidade, educação para o trânsito, combate a violência contra a Mulher e sustentabilidade.

Destaque para o “Ano Cultural Enivaldo Miranda”, cujos projetos estão sendo desenvolvidos no âmbito da rede municipal de ensino e foi muito homenageado pelas escolas. Teve até um pelotão especial formado por familiares, amigos e integrantes da comissão que organiza o ano cultural. A filha de Enivaldo Miranda, Ana Maria Miranda de Figueiredo, participou do desfile com um adereço todo especial: uma grande bandeira com a imagem dele. Emocionada, agradeceu as homenagens rendidas ao pai.

“Eu vejo tudo isso com muito orgulho, prazer e alegria … Depois de 37 anos de falecido receber uma homenagem tão linda e merecida. Tudo isso faz jus ao legado que ele nos deixou. Obrigada meu Deus, por meu pai ter sido tão bom, carinhoso e dedicado às famílias carentes de Cabedelo”, destacou Ana.

O cabedelense Justino Alves, que acompanha o desfile há mais de 30 anos, comentou sobre a tradição na cidade. “Todos os anos eu venho assistir e trago minha família. Sempre tem alguma novidade, mas também tem coisas que não nos cansamos de assistir. É uma forma de celebrar e torcer por um Brasil melhor para os nossos filhos”.

E não foram somente os cabedelenses que se emocionaram e se empolgaram com o desfile. No meio da multidão que acompanhava todo a festa, estava a professora Elisiane Balduíno, de Campina Grande, que pela primeira vez, assistiu ao desfile em Cabedelo, após ter vindo passar o feriado na cidade.

“Eu só vim para passar o feriado, mas os meus amigos sempre falavam que esse desfile era diferenciado e muito bonito. E hoje eu tive a oportunidade de estar em Camboinha e vir comprovar. E posso garantir que, realmente, o desfile faz jus ao sucesso que tem. Tudo muito organizado, as escolas, o trânsito,… Toda a cidade se prepara e para pra receber o evento”, afirmou.

Segurança – De acordo com informações dos organizadores, ao longo do percurso o reuniu mais de 8 mil pessoas e tudo transcorreu na maior tranquilidade.

A segurança foi feita através de centenas de policiais militares e Guardas Civis Municipais (GCMS) dispostos na avenida. Além disso, dezenas de agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) de Cabedelo fizeram o controle do tráfego de veículos nas vias secundárias durante o período do desfile.

Redação com Assessoria

 


Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe