Por pbagora.com.br

A Primeira Câmara Cível, órgão fracionário do Tribunal de Justiça do Estado, em sessão ordinária realizada nesta quinta-feira (23), decidiu, por unanimidade, que Plano de Saúde deve custear as despesas na indicação de cirurgia em paciente acometido de obesidade mórbida, doença que poderá levar o paciente a óbito, caso não haja o tratamento necessário.

A Unimed interpôs recurso contra a sentença do juiz da 1ª Vara Cível da comarca de Sousa e alegou, nos fundamentos, que no contrato não havia qualquer cláusula que assegurasse o direito à cobertura da cirurgia. Disse, ainda nas razões recursais, que a cirurgia pretendida por Maria do Rosário Coura de Assis era de caráter estético.

O processo foi julgado pelos desembargadores Manoel Soares Monteiro Júnior (relator) e José Di Lorenzo Serpa (revisor), e pelo juiz convocado Miguel de Britto Lyra Filho.

Durante o julgamento, os magistrados mantiveram a decisão monocrática do juiz de primeiro grau, que determinou que a empresa de saúde se responsabilizasse pelo custeio de todos os procedimentos médicos e hospitalares da cirurgia redutora de estômago.

Em seu voto, o desembargador Manoel Soares explicou que a jurisprudência é pacífica em relação à matéria.

Unimed – Neste mesmo sentido, os membros do órgão fracionário mantiveram, por unanimidade, sentença monocrática do juiz da 10ª Vara Cível da Capital, determinando que a Unimed de João Pessoa fizesse o ressarcimento da importância de R$ 4.500,00, em favor de Luciana de Sena Tavares Lacet.

Segundo a sentença, Luciana Sena foi submetida a procedimento cirúrgico, dada à presença de cálculo renal, que poderia causar saturamento do rim direito, o que fora negado pela empresa médica, vendo-se obrigada a emitir cheque caução, como garantia de cirurgia necessária.

A Unimed alegou que o procedimento não poderia ter sido autorizado, em razão de carência previamente pactuada, além de que não estaria obrigada a cobrir despesas.

TJPB

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Hemocentro lança Dia D de doação de sangue no interior do Estado

Com o objetivo de aumentar o número de doações de sangue no interior do Estado, Hemonúcleos estarão abertos para atendimento aos doadores no sábado, ao menos uma vez por mês.…

Banhistas devem evitar sete trechos do litoral da PB neste final de semana

Banhistas paraibanos ou visitantes interessados em frequentar o litoral da Paraíba neste final de semana devem evitar sete trechos de praias, segundo a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema).…