A Paraíba o tempo todo  |

TJ: Unimed terá de fazer cirurgia de obesidade

A Primeira Câmara Cível, órgão fracionário do Tribunal de Justiça do Estado, em sessão ordinária realizada nesta quinta-feira (23), decidiu, por unanimidade, que Plano de Saúde deve custear as despesas na indicação de cirurgia em paciente acometido de obesidade mórbida, doença que poderá levar o paciente a óbito, caso não haja o tratamento necessário.

A Unimed interpôs recurso contra a sentença do juiz da 1ª Vara Cível da comarca de Sousa e alegou, nos fundamentos, que no contrato não havia qualquer cláusula que assegurasse o direito à cobertura da cirurgia. Disse, ainda nas razões recursais, que a cirurgia pretendida por Maria do Rosário Coura de Assis era de caráter estético.

O processo foi julgado pelos desembargadores Manoel Soares Monteiro Júnior (relator) e José Di Lorenzo Serpa (revisor), e pelo juiz convocado Miguel de Britto Lyra Filho.

Durante o julgamento, os magistrados mantiveram a decisão monocrática do juiz de primeiro grau, que determinou que a empresa de saúde se responsabilizasse pelo custeio de todos os procedimentos médicos e hospitalares da cirurgia redutora de estômago.

Em seu voto, o desembargador Manoel Soares explicou que a jurisprudência é pacífica em relação à matéria.

Unimed – Neste mesmo sentido, os membros do órgão fracionário mantiveram, por unanimidade, sentença monocrática do juiz da 10ª Vara Cível da Capital, determinando que a Unimed de João Pessoa fizesse o ressarcimento da importância de R$ 4.500,00, em favor de Luciana de Sena Tavares Lacet.

Segundo a sentença, Luciana Sena foi submetida a procedimento cirúrgico, dada à presença de cálculo renal, que poderia causar saturamento do rim direito, o que fora negado pela empresa médica, vendo-se obrigada a emitir cheque caução, como garantia de cirurgia necessária.

A Unimed alegou que o procedimento não poderia ter sido autorizado, em razão de carência previamente pactuada, além de que não estaria obrigada a cobrir despesas.

TJPB

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe